terça-feira, 29 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – TRANSFORMANDO O MAL EM BEM (2)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
INTRODUÇÃO:
        Amado leitor, até aqui mostrei a maneira como Deus cria o mal em detrimento dos seus inimigos. Tomemos agora a mesma verdade a fim de que vejamos como a graça opera transformando o mal em bem. Eis aí o caminho para o conhecimento da graça, pois funciona como uma intensa dor impulsiona alguém ao médico; como uma intensa sede nos leva à busca da água e a aguda fome nos leva à busca da comida. Sem o conhecimento dos juízos do Senhor bem como da Sua justiça, os homens jamais desejarão conhecer o campo iluminado da atuação da Sua graça salvadora. Cristo, o Salvador se manifesta aos perdidos, mas como irá acontecer isso, se os homens não conhecerem primeiramente seu real estado de perdição? Falo isso porque em minha experiência atual de evangelismo não tenho visto pecadores. A sociedade atual está minada por uma ideia humanista de evangelho e da divindade. Tudo o que anunciam acerca de Deus e da Bíblia realmente funciona para fazer bem ao sistema físico e psicológico do homem. Mas quero prosseguir no intuito de servir ao meu povo aqui no Brasil e no mundo. Não vejo alternativa, senão a de pregar o evangelho do arrependimento, a fim de que em nossos dias tão maus o Senhor venha manifestar Sua glória salvadora no meio dos homens.
        A primeira lição que podemos extrair em seguida é que Deus se utiliza dos instrumentos normais do pecado, a fim de promover bem do Seu povo e a glória do Seu Nome. Para mim o que mais brilha em toda Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento é a exibição da maravilhosa graça de Deus, pois quando tudo parece que tragédia, quando parece que Deus vai sepultar as esperanças dos homens, eis que de repente o Senhor mostra como Sua mão foi no profundo do abismo para erguer em firme fundamento Sua grandiosa e graciosa obra no meio dos homens. É isso o que a Bíblia quer dizer que a ira humana redunda em louvor a Ele.
        Podemos tomar aqueles acontecimentos que envolveram os perversos e ciumentos irmãos de José, conforme narra Gênesis a partir do cap. 37. Parecia que um luto permanente envolveria a vida de Jacó; parecia que a crueldade dos homens exterminaria todo propósito santo de Deus e Suas promessas feitas a Abraão, Isaque e o próprio Jacó. Mas quanto engano! Onde a mão de Deus está operando em meio aos acontecimentos aparentemente trágicos, o que parece ser crueldade, na verdade entra a liderança do Senhor, como Ele opera, como Ele guia e como Ele disciplina Seus santos. E não importa o quanto tempo Ele vai usar para sangrar corações e deixar que desça esse sangue de saudade, de tristeza e de angústia.
        Veja amigo, como Deus criou o mal tendo em vista o bem da família eleita para trazer benefícios eternos ao mundo. A ira criminosa, cruel e impiedosa dos irmãos de José estava sob o controle de Deus; deixados soltos eles teriam com violência arrancado a vida de José; eram homens naturais e em seus corações não habitava o amor de Deus; seus pés eram velozes para derramar sangue, à semelhança daquilo que Caim fez com seu próprio irmão, Abel. Estava ali um jovem que precisava da proteção de seus irmãos; estava ali alguém que nada havia feito para merecer uma atitude tão cruel, que fora vendido sem dó para estranhos, só porque eles não o queriam tê-lo perto. Veja como Deus cria o mal tendo em mira o bem. Veja amigo, esse é o Deus da Bíblia.  
        Talvez tenha algum leitor aflito, em meio ao desespero desta vida. Você é um crente sincero e fiel? Então, esteja certo que o Senhor está usando todo dissabor para expor em sua vida as maravilhas eternas da Sua graça. Você verá isso mais tarde, então, dê glórias a Ele agora, pela fé.

Nenhum comentário: