quinta-feira, 24 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO – Ignorância de Deus (1).




 “Não há quem entenda...” (Romanos 3:11)
IGNORÂNCIA DE DEUS
        Amado leitor, o que realmente significa a frase: “Não há quem entenda”? Será que todos os homens desconhecem o fato que há Deus? Será que todos são ignorantes da realidade de um Deus que vive, que é o criador do céu e da terra? Quero chamar sua atenção para o texto, porque devemos buscar a verdade dentro da luz da própria revelação bíblica.
        O texto não diz: “Não há quem saiba”, mas sim: “Não há quem entenda”. Ora, todos os homens sabem da existência de Deus; todos estão conscientes do fato que Deus existe. Mesmo os chamados ateus, eles simplesmente anularam a ação de suas consciências porque querem trilhar um caminho tortuoso sem que haja qualquer interpelação religiosa. Nem é preciso as Escrituras para provar isso, pois Deus deixou impresso Sua divindade e Seu poder em cada elemento da criação (Romanos 1:19). A criação inteira fornece um cenário maravilhoso da exibição milagrosa do poder de Deus, mesmo que os homens lutem para contradizer. Em Romanos Paulo afirma que todos são indesculpáveis, porque todos sabem desse Deus poderoso que criou todas as coisas. O mundo inteiro é uma verdadeira escola de Deus e toda criação convida homens e mulheres para que deixem a insensatez, a loucura, a idolatria e venham adorar a Deus e não seus ídolos mudos.
        Posso afirmar ainda que os homens sabem isso do ponto de vista natural. O livro de Eclesiastes foi escrito para mostrar como os homens sabem acerca de Deus, mesmo não tendo a verdade em seus corações; mesmo nada entendendo da gloriosa redenção e livramento da pena do pecado. O que temos naquele livro são os pensamentos e intenções de homens mais bem intencionados deste mundo, daquele que trabalham, lutam e que ajuntam tudo para viver o melhor aqui. É fato que eles não conhecem o Senhor, mas sabem de Deus, por essa razão no livro vemos o nome de Deus sendo mencionado várias vezes, e até mesmo conselhos são dados, conselhos vistos do ponto de vista de homens naturais.
        Ora, diante de tudo isso, podemos perseverar em afirmar que os homens não entendem? Sim! Eles sabem de tudo aquilo que precisam saber sobre Deus, mas não entendem. A luz que eles têm é externa e não interna; a aula que eles podem obter é dada pelos homens e entendida por meio de seus raciocínios naturais e eles querem usufruir esta vida aqui e não a eterna; querem gozar o máximo de prazeres aqui, sem importar com as realidades terríveis que aguardam os homens após a morte. Eles enxergam a vida assim, desde o nascimento até aos dias quando seus corpos vão sentindo o estado de envelhecimento, e já não mais poderão gozar a vida pela qual tanto lutaram. Nada é visto aqui do ponto do pecado, da necessidade de arrependimento e da fé em Cristo.
        O mundo é assim, mas essa luz obtida aqui mesmo pode ser apagada. Nada há nessa luz natural que possa levar os homens a buscar a Deus, a desejarem o Senhor, Sua glória, Seu perdão e amor. Nada há aqui que impulsione os homens a um viver santo e agradável a Deus. Pelo contrário, essa pouca luz natural não tem força para chegar ao coração, iluminar a consciência e revelar todos os terrores do pecado que habita no coração do homem. Por que isso? Porque eles não entendem. A verdade está longe deles e a moradia deles é nas trevas. Para os homens no pecado essa pouca luz que aqui têm logo é definitivamente apagada com a morte, a fim de ser atirado às trevas eternais.
        Qual a solução? Está em Cristo Jesus o Salvador e Senhor! Essa é a verdadeira luz que enche os corações, que traz a verdade ao íntimo e que mostra o pecado e a tão grande salvação que há nesse Salvador bendito.

Nenhum comentário: