terça-feira, 29 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO – Ignorância de Deus (4).




 “Não há quem entenda...” (Romanos 3:11)
IGNORÂNCIA DE DEUS
        O que a Bíblia quer dizer quando afirma que todos pecaram e que estão destituídos da glória de Deus? A resposta é clara que é justamente porque estão longe da glória de Deus que os homens no pecado não entendem: “Não há quem entenda”. Tal assunto merece nossas mais sérias considerações. O homem não foi criado para pecar, mas sim para usufruir da glória de Deus, entender as maravilhas de Deus e viver nessa radiante felicidade, conforme vemos na criação e também entendemos acerca de Deus e de Seus santos propósitos. Mas com a entrada do pecado eis que tudo mudou, pois agora vemos os homens atirados em plena escuridão espiritual e desfrutando apenas daquilo que envolve esse viver terreno e tão passageiro.
        Sendo assim atirados na atmosfera do pecado, eis que os homens nada entendem da glória de Deus na criação. Eles propositalmente excluem Deus da criação, mesmo vendo todas as maravilhas e a assinatura de Seu poder e da Sua divindade em cada partícula dessa criação. No pecado os homens querem roubar para si a glória que pertence exclusivamente e eles fazem isso tentando apagar todo vestígio dessa glória e criando para eles mesmos uma divindade diferente, feita por suas próprias mãos. Quando isso não ocorre, eis que eles usam inteligência para que todos fixem a atenção neles e não no criador. É essa lição que vemos em Romanos cap. 1 a partir do verso 18. E não importa se eles são cultos ou ignorantes, todos estão na mesma condição, porquanto cercados de tanta beleza e arte dos milagres de Deus, mesmo assim são corrompidos, porque nada veem para levar-lhes a dar graças a Deus.
        Os homens no pecado nada entendem, por isso eles são arrogantes e tratam a criação como pertencente a eles e reclamam isso para eles.Tudo isso é visto nas atividades comuns dos homens, pois nada entendendo da glória de Deus, eles não agradecem a Deus pela comida, pela bebida, pela chuva, pelo ar, pelos seus corpos, saúde e habilidades, e outros detalhes importantes com os quais Deus cercou os homens mostrando-lhes Sua bondade. Somente os crentes podem adorar a Deus pela criação; os santos são verdadeiros sacerdotes neste mundo, por isso podem cantar louvores ao Senhor, celebrar Seu Nome vendo fixada Sua glória no céu e na terra.
        Sendo assim, podemos afirmar que os homens no pecado vivem tentando roubar a Deus. É claro que eles nada conseguem mexer nos mínimos detalhes da criação e estão sob as ameaças de todas as coisas, as quais estão subordinadas ao Criador. Quando homens são salvos por Cristo, eis que seus olhos são abertos e eles passam a vislumbrar as maravilhas de Deus na criação. Os salvos são introduzidos no território da verdade, a graça lhes ensina e eles passam a ser bênçãos na criação, bem como bons administradores dos bens de Deus. Não é maravilhoso? Paulo em Romanos 3:23 afirma que todos pecaram e que estão destituídos da glória de Deus. Mas na mesma carta, no cap. 5 verso o apóstolo fala acerca daqueles que foram justificados mediante a fé em Cristo, que agora eles se gloriam na esperança da glória de Deus!
        Meu caro amigo, tudo o que vemos aqui na terra e aquilo que nossos olhos tão finitos podem contemplar da beleza e da arte da criação de Deus, eis que é apenas algo tão minúsculo quando comparado com aquilo que aguardam os crentes na eternidade. Se os homens ignoram as maravilhas do Senhor aqui, quão cegos eles realmente são! Um dia todo esse cenário de beleza da criação de Deus será apagado, pois a morte chegará para levar o pobre pecador para o lugar de tormento eterno. Se agora as maravilhas da sabedoria, do poder e da bondade de Deus não são vistas como um caminho para o conhecimento do Salvador enviado do céu para salvar perdidos, então, o que será do destino eterno dessas almas?
       

Nenhum comentário: