quinta-feira, 10 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO - AUSÊNCIA DE JUSTIÇA (3)




“Como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12).
AUSÊNCIA DE JUSTIÇA NA ALMA.
        Caro leitor, chegou o momento para que entremos na abordagem do texto, claro, seguindo fielmente a luz daquilo que nos mostra o Senhor em toda Escritura. A primeira lição há de nos mostrar o efeito mais trágico do pecado no homem – ausência de justiça. Creio eu que essa é a verdade que mais precisamos saber, justamente porque satanás sabe bem como colocar suas gotas de veneno na água e assim arrancar a verdade de Deus com suas falsificações religiosas, como vemos em nossos dias.
        Caro leitor, a todo instante o próprio pecado no íntimo diz ao homem que ele é bonzinho, religioso, cheio de direitos. Os homens acreditam que são pecadores, mas seus pecados são vistos na balança deles mesmos e a tendência é sempre comparar com os outros. Por essa razão estão sempre encontrando meios de achar justiça neles mesmos e anunciam a todos esses atos de justiça humana. Enquanto isso a Bíblia prossegue afirmando que falta justiça no homem: “Não há justo, nem um sequer...”. Aí está a raiz de todo problema; aí está o motivo porque homens e mulheres estão condenados ao inferno e lago de fogo; aí está aquilo que traz tornou os homens maldosos, cheios de malícia, ímpios e prontos para toda prática de maldade.
        Quero agora chamar sua atenção para o texto de Habacuque 2:4: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...”. Note bem que todo o problema do homem está dentro dele e não fora. Quando olhamos o homem somos cativados pelo que ele é por fora. Nós vemos o homem religioso, culto, simples, trabalhador, honesto, educado, etc. Mas o fato é que é nós que estamos vendo assim. Mas Deus não vê como nós vemos. Foi assim com Samuel quando foi à casa de Jessé para ungir o rei de Israel (1 Samuel 16). Assim como nós Samuel olhou a aparência daqueles jovens que lhes eram apresentados. Samuel os via fortes, robustos, guerreiros, atraentes, etc. Mas o que Deus lhe falou: “O Senhor não vê a aparência, mas sim o coração”. Não foi assim com Israel na escolha do rei que queria? Deus chamou um homem que do pescoço para cima era realmente belo e isso chamou a atenção daquele povo insensato (1 Samuel 9).
        Caro leitor, estou enfatizando isso porque sei o quanto nós somos assim, propensos a dar valor a aparência. Vejo isso quando muitos pedem oração pela salvação de algumas pessoas. Eles dizem: “Orem por fulano, ou sicrano, porque eles precisam ser salvos”. Eles encaram aqueles que são viciados, violentos, ou mais incrédulos, etc. Mas o que a Bíblia diz? “Não há justo, nem um sequer”. Eis aí o dedo de Deus apontando a todos e não somente o viciado. Eis aí o dedo de Deus declarando que eu, você, seu pai, sua mãe, seu filho, aquele que é religioso, aquele que parece ser tão justo, enfim cada ser humano que você o vê passando na sua rua, que está com você em sua casa. Todos! Todos! Não sobra um sequer! O que aconteceu com todos? Falta justiça! Deus declara que todos já foram pesados na Sua balança e todos foram achados em falta. Deus exige justiça perfeita para entrar no céu, caso contrário está condenado. Em Romanos 3 quem fala é o grande Juiz e com Ele não há acepção de pessoas (Romanos 2:11).
        E você amigo, será que ao ouvir sobre isso sua alma fica conturbada? Talvez você esteja se escondendo de Deus; talvez esteja se ocultando numa igreja, numa fachada religiosa, ou mesmo em atividades religiosas e evangélicas. Mas lá dentro você sabe que sua alma continua aflita e desesperada.

Nenhum comentário: