quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (13 de 13)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL PARA QUE SIRVA COMO INSTRUMENTOS DE     SUA MISERICÓRDIA.
        Caro amigo estou chegando ao término dos meus comentários sobre esse tema e cheio estou de esperança, a fim de que o Senhor venha abrir os corações de pecadores para conhecê-Lo, como Ele é – Deus vivo, glorioso e majestoso. Nesta época de tanta ênfase ao humanismo, como realmente carecemos desse despertamento para o conhecimento do Deus da Bíblia! Somente assim veremos o temor do Senhor enchendo corações de homens e mulheres, a fim de atraí-los para a santa verdade que nos foi revelada.
        Mas quero finalizar estas mensagens mostrando agora aquilo que considero o que é mais importante em toda pregação da verdade – a manifestação da compaixão de Deus. Quando homens e mulheres sabem no íntimo o que realmente significa a ira de Deus e o poder dessa ira, então eles começam a compreender o que significa o trabalho compassivo do Senhor no meio dos homens indignos. Então quero mostrar aqui o fato que Deus cria o mal tendo em vista que o mal sirva como instrumento de Sua compaixão e graça aos pecadores. Ele é um Deus grandioso de coração, cheio de ternos afetos de misericórdia e é exatamente isso o que o Senhor e Salvador quer demonstrar no meio de homens perversos e profanos.
        Primeiramente Ele utiliza as leis dos homens, a fim de atrair pecadores à salvação. Foi assim que Ele fez com o ladrão na cruz, porque aquele moço foi condenado à morte, mas foi ali que no caminho para o sofrimento físico e eterno que o Senhor manifestou a Sua real salvação àquela alma arrependida e confessa (Lucas 23:42,43). Homens têm tido a experiência de serem salvos em situações terríveis, quando tudo parecia indicar o fim e que a punição eterna cairia infalivelmente sobre suas cabeças.
        Também o Senhor cria o mal, empregando assim circunstâncias adversas, a fim de humilhar pecadores e salvá-los de seus pecados. Li a respeito de um homem que, desesperado iria se suicidar se atirando de uma ponte para as caudalosas águas do rio. Mas quando estava prestes a por um ponto final em sua vida física, eis que pode ouvir uma mensagem pregada numa igreja ali perto. Ele foi para lá, entrou, ouviu a pregação e foi salvo. Ele utiliza o mal como um território de ação da Sua graça, como uma arena para Seus espetáculos de salvação, e o faz de modo inimaginável. É Ele mesmo quem entra nos recintos mais terríveis a fim de expor aos pecadores como Ele é suficiente para salvar perdidos: “Então, na sua angústia clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e lhes despedaçou as cadeias” (Salmo 107:14,15).
        Caro leitor, por que Deus cria o mal? Por que esses Seus atos de terrores? Eu respondo que eles vêm para mostrar os santos e justos juízos do Senhor. Eles vêm também para mostrar  que em meio aos Seus juízos, Seus atos de misericórdias são destacados e assim Ele é glorificado, como ocorreu no navio onde estava Jonas. Eles vêm também para mostrar aos homens que o mal jamais ficará sem receber sua devida punição. Eles vêm também para que na tempestade do Seu juízo brilhe o caminho do arrependimento e da conversão. Vem também para mostrar aos homens o quanto esta vida aqui é passageira e fugaz.
        E finalmente, vêm para ensinar aos crentes o caminho da disciplina, assim como ocorreu com Jó. É nessa situação que muitos crentes conhecem o que significa andar nas trevas deste mundo e quando Deus permite que santos Dele fiquem só, a fim de que aprendam a depender somente Dele.
       
       
       

Nenhum comentário: