terça-feira, 8 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO - AUSÊNCIA DE JUSTIÇA (1)




“Como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12).
 INTRODUÇÃO:
        Prezado leitor, creio que todos nós precisamos estar cientes da nossa gravíssima situação no pecado e onde foi que o pecado nos colocou. Sempre estarei repetindo esse assunto, porque considero de extrema importância especialmente em nossos dias. Vivemos em meio à obscuridade desses dias tão desviados da verdade e milhares, até mesmo aqueles que se dizem crentes, nada sabem acerca do pecado e suas terríveis consequências, porque satanás tem feito um grande trabalho de tapar o entendimento de homens e mulheres. Segue-se também que poucos são os pregadores que hoje se atrevem a pregar esse assunto, porque não é agradável isso e a tendência é que as pessoas saiam das igrejas porque não querem escutar verdades tão perturbadoras.
        Será que realmente amamos os pecadores? Será que realmente interessamos que nossos semelhantes ouçam a verdade acerca da queda? Será que estamos interessados no bem de no bem eternal de nosso próximo, a ponto de falar-lhe a verdade conforme as Escrituras? Estamos ocupados em pedir a Deus um avivamento? Nós sabemos que não há avivamento sem a corajosa pregação da verdade. Será que estamos vendo a total sequidão espiritual e mesmo assim não suplicamos a Deus pela chuva de bênção? Será que agiremos como médicos enganadores, os quais passam apenas paliativos e não o remédio certo? Essas perguntas devem estar alojadas em nossos corações. Também, importa que saibamos que pecadores precisam saber a verdade em sua forma gloriosa, com a luz da verdade. Não adianta falar de pecado aqui e ali. Precisamos levar-lhes a luz, a fim de que eles vejam e em arrependimento busquem a Deus, para que Este, em Sua compaixão venha a tirar-lhes das trevas.
        Sendo assim vamos agora tomar as armas da nossa milícia; tomemos a espada do Espírito e entremos na guerra; que nosso peito possa estar estufado de fé e amor; que nosso ser esteja carregado da santa compaixão do Senhor Jesus; que realmente conheçamos o que a realidade do evangelho em nosso coração e como foi que a mensagem atuou mudando nossa vida. Creio que milhares morrem no pecado porque não têm sequer noção onde foi atirado e qual é agora sua situação. A única forma de ajudar é mostrando a verdade e para isso quero abrir este texto e mostrar-lhes conforme as Escrituras qual a real situação de cada ser humano no pecado. O nosso Deus é o Deus da revelação, Ele é luz e nada daquilo que nós seres humanos precisamos para saber a respeito Dele e da nossa situação eterna ficou na escuridão, pois tudo nos foi revelado para nosso bem. Sua Palavra é Sua suprema e misericordiosa revelação que foi entregue aos homens: “A luz veio ao mundo”. Por essa razão é que nos foi entregue o ministério da pregação, pois é pela fiel entrega da mensagem santa que homens e mulheres podem compreender a verdade. Quando Pedro pregou no dia de Pentecoste aquelas três mil almas foram salvas porque entenderam a verdade e assim o Espírito as levou ao arrependimento (Atos 2).
        De todos os livros do Novo Testamento o livro maestro para tratar da queda e dessa tão grande salvação em Cristo é a carta de Paulo aos Romanos. Ela serve de estrutura para a montagem do evangelho e da compreensão dos ensinos que aparecem nas outras cartas. Não é meu propósito dar uma exposição em Romanos, mas tratar do tema proposto baseando nessa riquíssima passagem do cap. 3. Desde o cap. 1 Paulo está expondo a situação de toda raça humana composta por judeus e gentios, e o apóstolo está chegando à conclusão da situação terrível de todos. Paulo resume dizendo que todos – gentios e judeus - todos vieram da queda, todos estão ligados ao velho Adão; mesmo que por fora parecem ser diferentes, mas todos são igualmente culpados. A raça humana toda é vista como uma árvore que foi arrancada desde a raiz e que sofreu uma queda completa. Paulo não somente expõe essa verdade de forma bíblica tomando textos das Escrituras, como também mostra os resultados trágicos no viver de todos.
        Todavia, quero expor esse assunto em forma de pregação e não de aula. Tem bons materiais sobre Romanos. Mas aqui almejo levar o assunto para atrair o leitor até o Salvador bendito. Quero que todos os meus leitores saibam que não há qualquer esperança para os homens fora dessa tão grande salvação em Cristo. Quero que todos estejam cientes que não há qualquer esperança em nós mesmos, nem em qualquer religião. Isso ficará claro à medida que o leitor for compenetrado em examinar bem o assunto aqui tratado. Estou caminhando agora sem saber quantas páginas ocuparei para falar sobre isso. Normalmente trabalho com uma página por dia. Minha esperança é que meu labor resulte em frutos eternos e vidas construídas na verdade. Acima de tudo almejo que meu Senhor seja exaltado com Seu ministério de fazer do homem caído, homem salvo e piedoso.

Nenhum comentário: