terça-feira, 22 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL III (5)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
O SENHOR CRIA O MAL AO DAR AQUILO QUE TANTO A         NATUREZA SOLICITA.
        Caro amigo, que os homens saibam que qualquer bem adquirido pelos homens neste mundo, se não for dádiva proveniente do céu é na realidade um grande prejuízo. Então, quando homens vivem na eufórica busca por aquilo que eles acreditam ser a segurança deles aqui, eis que poderá se tornar uma perigosa armadilha para a alma. O que Esaú, irmão de Jacó queria? Ele queria ter sucesso material; seu sonho era riquezas e formar uma nação poderosa com seus descendentes. Ora, tudo isso parecia ser tão bonito e digno de aplausos dos homens, mas o fato é que Esaú recusou as coisas eternas, por causa daquilo que passa. Noutras palavras, Esaú estava dizendo no íntimo que as promessas de Deus de nada valiam, eram descartáveis para ele e realmente ele as descartou.
        Então, o que Esaú quis ele adquiriu, conforme Deus atendeu as solicitações de seu perverso e endurecido coração: “A Isaque dei Jacó e Esaú e a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito” (Josué 24:4). É triste quando Deus em Sua ira permite que homens e mulheres tenham sucesso nesta vida passageira, porque tudo parece ser bênção, maravilhas e alegrias. Mas, o fato é que Deus arranca tudo de repente, transformando festa em luto e decepções. Meu amigo, qualquer prosperidade que não for dádiva proveniente do amor gracioso de Deus há de se tornar em um caldo de miséria eterna. O que o homem em sua ganância busca ele há de ter. Com Esaú e seu povo – os edomitas, Deus simplesmente os fez para sempre motivos da Sua fúria, pois para sempre os destruiu (Malaquias 1:3 e 4).
        Meu desejo é que os meus leitores saibam que Deus faz próspero o viver dos perversos, conforme Ele mesmo nos mostra no Salmo 73. Eu conheci um senhor que comprou todas as terras ao seu alcance e se tornou um fazendeiro de renome. Ele plantou capim em todas as suas fazendas e multiplicou o gado, tornando-se um ricaço, sem considerar as dificuldades do povo da cidade onde nasci e vivi. Foi assim por longo tempo, até que chegou a ocasião quando a morte veio num acidente de carro, levando-o inesperadamente para estar perante o juízo eterno de Deus. O leitor que conhece bem o Salmo 106, pode bem ver ali o quanto Deus tratou o povo rebelde de Israel no deserto. Eles queriam as mesmas comidas que tinham no Egito; nem mesmo lembravam do sofrimento como escravos. O que vinham às suas mentes eram os prazeres que agora no deserto não desfrutavam, pois comiam apenas aquele “vil” maná e bebiam água. Mas o que Deus fez? Ele atendeu as solicitações carnais de seus corações. Eles queriam carne, então Deus lhes deu carne. Mas os resultados foram terríveis, conforme podemos ver no cap. 11 de Números.
        Meu amigo, o Senhor cria o mal, pois quando os homens mais querem de prazeres daqui, eis que suas almas ficam entregues à miséria. Vejo isso em nossos dias, a intensa procura por prazeres sexuais, de comida, de beleza física, etc. O que Eles querem estão tendo. Mas vejo como os resultados são aterrorizantes. Querem engordar e fortalecer seus corpos, então a alma deles fica entregue à miséria, sem a alegria interior, sem caráter e assim passam a viver no controle da corrupção, de onde jamais podem se erguer.
        Meu caro amigo, eis que as armadilhas estão preparadas em todos os lugares por onde os homens pisam. Elas não são vistas, por isso são ainda mais perigosas e letais às almas. Não é o momento de arrependimento? Não é o momento agora para pecadores caírem em pranto e renderem ao Senhor da glória?
       

Nenhum comentário: