quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – TRANSFORMANDO O MAL EM BEM (3)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
TRANSFORMANDO O MAL EM BEM.
        Caro leitor, todos os santos sabem por experiência que Deus transforma o mal em bem. A comovente história de José abre esse cenário de injustiça e perversidade, para mostrar o que Deus faz em favor dos Seus santos. O que Deus fez foi deixar que os irmãos de José tomassem a decisão de seus perversos corações. Não fosse a graça de Deus, eis que José teria sido destruído pela fúria daqueles homens obcecados pelo ciúme e inveja. Do nosso ponto de vista foi um ato de perverso de Deus deixar que aquele moço fosse vendido e arrancado violentamente da companhia segura do seu pai. Mas Deus age com sabedoria e guiou José para o Egito como um embaixador do céu para o meio de um povo idólatra. Se José ficasse em Canaã, quão inútil ele seria, mas Deus criou o mal para que Seus planos gloriosos e cheios de Sua compaixão fossem executados.
        Também, posso ir mais longe para afirmar aqui que Deus criou o mal tendo em vista o bem do próprio Jacó. Depois da morte de Raquel a notícia da “morte” de José foi o mais duro golpe sofrido pelo velho patriarca. Mas ali estava chorando, com o coração dilacerado de dor, um homem que deu golpe nos outros, ludibriou seu irmão, mentiu para seu pai e agora eis que tem seus filhos agindo de forma ainda mais terrível contra ele. O Deus de justiça estava ali e Ele não poupa Seus escolhidos; a escola da graça é prática e somente os que creem podem participar dessas aulas. Mas Deus, através das duras provas, estava mostrando a Jacó que Seu reino era assim, de justiça e de juízo; que Seus santos são afligidos aqui, a fim de se tornarem fortes e puros. Naquele momento Deus retirou todo amparo e consolo, permitindo que Jacó realmente chorasse lamentasse com intensa dor a perda de um filho querido. A morte chegou à casa de Jacó e mostrou sua face cruel, apagando toda felicidade natural e despejando tristeza, angústia, saudade, lamento e muito sofrimento a um coração de um pai amoroso.
        Meu amado leitor, o mal que Deus cria, tendo em vista o bem do Seu povo, na realidade não é o mal, mas sim o bem visto no santuário. Realmente, o mal é visto como mal do nosso ponto de vista, mas na realidade é o fogo da santidade vindo para queimar tudo o que a natureza rebelde sempre considerou melhor do que Deus. O mal é a vara da correção do Senhor, para que sintamos Seus golpes de amor, fazendo com que aproximemo-nos do Seu amor e apeguemo-nos a Ele; O mal é na verdade Sua espada cortando nosso amor aquilo que passa, que é superficial e que tende ser usado por nós como se fosse nosso maior tesouro. Deus permite que Seu povo habite em escuridão, para que dê valor à luz da revelação bíblica; Ele faz com que vejamos o mundo como é, maligno e desprezível, a fim de que amemos a ressurreição e apeguemo-nos às riquezas eternas que hão de vir.
        Então caro leitor, se você é um crente, lembre-se que o mal criado por Deus para o crente é um verdadeiro tesouro de bênção em sua vida; é um professor implacável, mas que tem em vista nos tornar maduros e cheios de fé. O mal criado por Deus tendo em vista o bem dos santos, normalmente resulta em louvor, glória, santidade, pureza, adoração, amor genuíno e verdadeira fé. Por incrível que pareça, na casa de Potifar José estava mais seguro do que na companhia de seus irmãos. Que bendita presença de Deus! Quão maravilhoso é ser participante dessa escola da graça!
        Então, o momento agora é para que levantemo-nos triunfantes, pois o Senhor nos ama e jamais deixará de nos amar, mesmo que estejamos passando pelo vale da sombra da morte aqui nesta vida passageira.

Nenhum comentário: