sábado, 19 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL III (4)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
O SENHOR CRIA O MAL AO DAR AQUILO QUE TANTO A         NATUREZA SOLICITA.
        Caro leitor, quero intensificar o assunto em pauta porque é grande e glorioso. Precisamos aprender de Deus o que Ele mesmo nos revelou em Sua Palavra. O que temos em mãos acerca Dele é infinitamente mais do que tudo o que o mundo pode nos oferecer. Aliás, de onde vamos retirar o conhecimento do Senhor? Deste mundo? Claro que não! Só temos o livro de Deus, e este livro é suficiente para nós. Ele foi entregue aos pastores, para que estes venham a se gastar, física e mentalmente no exame das profundezas de Deus. Aliás, a igreja vive da Palavra, como ovelhas vivem de pastos verdes.
        Agora chegou o momento para que tratemos bem sobre o fato que Deus cria o mal, dando aos homens aquilo que tanto eles querem. Acredito que este é um assunto que merece nossa profunda atenção, porque os homens sempre foram assim, mundanos, egoístas e centrados em seus desejos transitórios e perversos. Foi por essa razão que Tiago escreveu dizendo aos crentes: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3). Veja bem que Tiago escreveu aos crentes e ele mostra o fato que Deus, sabendo as intenções ocultas no coração, não responde aos pedidos imaturos e carnais de muitos santos.
        Para que nós saibamos o que isso realmente significa, lembremos da história de Israel quando já há muito tempo habitava na terra prometida. Em 1 Samuel 8 vemos a nação inteira se agrupando em torno de Samuel querendo um rei. O pedido em si não era errado, mas as motivações sim. Eles tinham Seu Deus; tinham seu Rei eterno que sempre mostrou Sua força, Seu descomunal amor por eles, e a história de Israel era totalmente a história dessa ação misericordiosa em favor de um povo miserável, escravo, que fora arrancado da tirania egípcia a fim ser introduzida em Canaã e se tornar a nação de Deus, para a glória do Nome do Senhor em toda terra.
        Mas agora, eis que esse povo pede um rei a Samuel, mas queria um rei segundo tinham as nações ao derredor. Que tristeza! No íntimo eles recusaram o Senhor; eles estavam fazendo ali exatamente como ocorreu na queda. Eles estavam desprezando o Senhor, porque eram humanistas, mundanos e carnais. E como queriam um rei segundo as intenções de seus corações, então o Senhor providenciou Saul – o homem segundo o coração democrático deles. Noutras palavras, o Senhor, ao apresentar-lhes Saul, estava como que dizendo: Eis aí o rei que vocês queriam, tome-o e vejam o que vai acontecer. Parecia tão simples, mas a verdade é que Deus estava respondendo afirmativamente seus pedidos, mas dando-lhes um rei na Sua ira, e assim Israel sofreu por quarenta anos as dores atrozes, sendo vencido pelos filisteus por ter confiado em Deus, até que Deus levantou Davi – o homem segundo o coração de Deus.
        Vejo os homens chamados evangélicos pedindo a Deus o que quer seus corações. Deus responde? Sim! Eles querem prazeres? Então Deus libera o que eles querem e permite que satanás lhes reparta as “bênçãos desejadas”. Querem dinheiro? Querem prosperidade? Querem mais deste mundo maligno? Não estão contentes com aquilo que têm? Então, eis aí o que significa ganho com perdas terríveis! Eis aí o que significa “engordar o corpo, mas ter sua alma emagrecida”. Os homens modernos estão cercados dessa euforia perniciosa e querem encantar os céus; acham que podem vibrar o coração de Deus e fazê-Lo impressionado com seus elogios e “louvores”.
        Mas eis que aí está a resposta de Deus. Não querem as bênçãos eternas em Cristo? Então, eis que aparece o pai da mentira trajado de anjo de luz, a fim de oferecer seus lucros perigosos aos amantes dos prazeres que passam em vão.

Nenhum comentário: