quarta-feira, 23 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO II – Ignorância de Deus (1)



                       
    ROMANOS 3:11: “Não há quem entenda...”
             INTRODUÇÃO:
        Prezado leitor, já pudemos considerar o primeiro e terrível efeito do pecado na raça: Ausência de perfeita Justiça. Minha esperança é que os efeitos dessa verdade tenham trazido temor e santidade aos corações daqueles que levam a Palavra de Deus a sério. Hoje quero iniciar sobre o segundo efeito – Ignorância completa de Deus, conforme vemos no próprio texto. No primeiro vemos como as almas de todos ficaram tortas. No segundo vemos como tudo virou trevas, houve um Black out. E essa notícia é avassaladora, porque o que devia ter normalmente na face da terra, no meio dos homens é o conhecimento de Deus. A escola de teologia devia estar em todos os setores da sociedade, em cada quarteirão e seus ensinos deveriam a matéria mais importante de todos os currículos.
        Amado leitor, o alvo de nossa existência terrena é a glória de Deus, então, tudo o mais é periférico. Todos os homens deviam viver para Deus, para Sua glória e honra, em santa gratidão, em perfeita harmonia e contínua disposição de conhecê-Lo e servindo aqui como sacerdotes da criação, adorando o Senhor temendo ao Seu Nome, amando a Ele de todo coração e anunciando esse conhecimento a todos. Mas a verdade é que a entrada do pecado arrancou a luz e trouxe completa e total escuridão aos corações de homens e mulheres. O que Deus faz em Sua Palavra é abrir a cabeça do homem no pecado, a fim de mostrar que só há escuridão ali. Os crentes em Cristo sabem disso, porque eles viviam assim, conforme diz a primeira estrofe de um antigo hino:
                        Eu nas trevas vagueava sem a luz da retidão
                        A minha alma estava morta e eu sem fé no coração.
        Caro leitor, estou certo de que não fosse a Palavra de Deus, o mundo estaria em completa ignorância espiritual. E mesmo em nossos dias vemos como Deus está retirando Sua Palavra, assim vemos que os povos são atirados na confusão e caem em todo ramo de mentiras. Até mesmo os crentes, mesmo tendo sido arrancados das trevas para a maravilhosa luz do reino do amor de Deus, mesmo assim os crentes precisam continuamente de luz no conhecimento da Palavra. Quando fracassa a exposição da Palavra, tudo resulta em confusão e superstições. Parece que à medida que vai se aproximando o fim, eis que o mundo a ignorância espiritual vai aumentando.
        Mesmo assim damos louvores ao Senhor porque Ele ainda tem exposto Sua misericórdia como um toldo neste mundo, pois ainda temos Sua Palavra ao nosso alcance. Vamos tomá-la para nós; vamos penetrar nessa gloriosa e santa luz celestial; respiremos esse oxigênio da graça e em santa oração caiamos aos pés do Senhor rogando-Lhe, como rogava diariamente um puritano: “Mais luz, Senhor! Mais luz!”. Roguemos também pelo povo que está ao nosso derredor; roguemos que o Senhor venha trazer a eles esse real conhecimento de Sua graça, de Sua preciosa compaixão em salvar.
        Caro amigo, a Palavra de Deus é, sem dúvida, o bem mais precioso que podemos ter aqui. Ela é tão preciosa aos corações que nós nem mesmo conseguimos entender Seu valor. Se o Senhor retirar Sua Palavra, eis que em seguida toda praga do inferno aparece e os povos vão respirar a atmosfera da morte neste mundo. Retira a Palavra de qualquer ambiente, então o mal encontrará o lugar adequado para sua proliferação. Satanás age nas trevas e quanto mais longe estiver a Palavra de Deus, eis que Ele irá mostrar suas garras de terror. Damos louvores ao Senhor, porque mesmo com a entrada do pecado, o Senhor tem mantido Sua misericórdia, expondo aos homens o conhecimento Dele, de um Deus maravilhoso, amoroso, cheio de compaixão e que almeja a salvação dos perdidos, e mostrou isso enviando Seu Filho ao mundo para nos salvar.  

Nenhum comentário: