quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – PERIGO PARA A FALSA RELIGIOSIDADE (5)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7)
A TENTATIVA RELIGIOSA DE ESCONDER-SE DE DEUS. (Isaías      28:14-23)
        Caro leitor, estou mostrando em Isaías 28:14-23 como Deus utiliza o mal para pegar elementos que enganam religiosamente o povo, assim como faziam os líderes religiosos em Jerusalém. Vimos como eles se refugiavam na mentira e acreditavam que suas falsidades lhes serviam de esconderijos. Agora chegou o momento para que vejamos como Deus ataca de forma surpreendente esses articuladores de mentiras. Veremos o que Deus faz para criar o mal e assim visitar tais elementos com Seus terrores: “...horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).
        Veja caro leitor a forma sábia como Deus executa o mal contra Seus inimigos. Primeiramente Ele o faz horizontalmente usando a régua do juízo: “Farei do juízo a régua...”. Notemos bem que Deus se apresenta para julgar: “Farei do juízo...” e Ele o faz mostrando a esses elementos o fato que eles não agiram com amor pelo seu próximo. Toda mentira tem a maldade como objetivo; toda mentira é bem articulada com malícia, com dolo, com engano na aparência. Ora, sabemos que a única forma de ajudar nossos semelhantes é se realmente estivermos levando o amor de Deus em nossos corações por eles. Quando pregamos o evangelho verdadeiro estamos provando que realmente temos em vista o bem-estar eterno das almas, sem isso tudo resulta em prejuízo. Motivações erradas ficam bem ocultas atrás das camuflagens.
        Por essa razão Deus afirma que usará o juízo como régua. Isso significa que não vai demorar muito para que todo esquema do mal seja desmontado e o povo há de ver os perversos como eles realmente são. Não vai demorar em que os vendavais do juízo de Deus cheguem; não há de demorar em que tais elementos saibam que foram pegos por Deus. Veja o que o Senhor afirma no verso17: “...A saraiva varrerá o refúgio da mentira...”. Logo a bonança será arrancada; logo o sol da prosperidade será apagado; logo o Senhor chegará para desfazer toda paz, toda harmonia e fazer com que tais inimigos sejam pegos em suas próprias arapucas que armaram contra seus semelhantes. Devemos saber que Deus reina e que Seu reino ocupa céu e terra; que Seu reino é de juízo e de justiça, por isso homens não conseguem escapar de seus planos perversos, especialmente aqueles que ousam brincar com a Palavra de Deus.
        Prosseguindo no texto, vemos como Deus utiliza as águas para arrastar o esconderijo: “...e as águas arrastarão o esconderijo”, assim como fazem as enchentes, pois quando eles sobrevém arrastam a tudo. Na linguagem do Velho Testamento normalmente Deus utiliza o vocábulo “águas” a fim de mostrar como os homens são surpreendidos pela sua ira e como eles ficam sem socorro e livramento: “Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão” (Salmo 32:6). Então, o leitor pode ver que o juízo vem em forma horizontal, e a justiça de forma vertical. Quando Deus ataca os perversos criando o mal, eis que Sua punição aparece sem qualquer chance de livramento; eis que desaparece todo socorro; eis que não há qualquer recurso nem misericórdia.
        Oh! Que os homens saibam quão aterrorizante é brincar com a Palavra de Deus; quão perigoso é utilizar as Escrituras para enganar e fraudar o próximo. Não há quem possa se esconder de Deus; não há como ludibriar o Senhor. Muitas vezes Ele demorar de agir, mas não significa que Ele não vai agir. O que Ele faz é dar espaço aos perversos; Ele permite que seja ampliado o campo de ação e para os perversos tudo está indicando que Deus não está vendo, ou até mesmo está abençoando suas maquinações e maldades. Mas logo chega o momento quando Ele vem para anunciar guerra aos Seus inimigos e mostrar a todos que Ele é Deus Santo!

Nenhum comentário: