segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO - AUSÊNCIA DE JUSTIÇA (6)




“Como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12).
A EXPERIÊNCIA DOS HOMENS COMO INJUSTOS     
        Caro leitor, veja bem a nossa real condição em Adão; veja onde o pecado nos deixou e para onde iremos; veja o que somos diante do Justo e Santo Juiz do universo. Tal verdade veio a nós pelas infinitas misericórdias do Alto; foi o Senhor quem revelou em Sua Palavra, caso contrário, estaríamos entregues à nossa total ignorância para morrermos em nossos pecados. Tal comunicação de Deus mostra quão salutar é que sejamos envolvidos por essa verdade acerca da nossa queda em Adão, a fim de que conheçamos a maravilhosa e plena salvação, a qual cobre toda essa triste notícia e nos eleva à glória. Passemos agora para nossa experiência como pessoas achadas sem qualquer justiça que nos faça aceitáveis perante Deus.
        Primeiramente, os homens são chamados de inimigos de Deus, estão em constante guerra contra Deus. Não é exatamente isso o que ocorre? O orgulho do pecado no coração faz o homem se elevar às alturas da vaidade; faz o homem sentir-se forte ao ponto de querer desafiar o próprio Deus. A injustiça do pecado sempre está declarando que é Deus que é injusto; que nós somos vítimas da situação e que Ele deve sempre nos servir e nos proporcionando Suas bênçãos materiais perante nós. Os homens no pecado são atrevidos dia a dia vivem na prática enfrentando o Senhor. O pecado no íntimo lhes assegura seus direitos, não importando suas práticas injustas, perversas e ímpias.
        O pecado oculto no coração lhes monitora o viver, cegando todo e qualquer entendimento da realidade das coisas, por isso eles nem sequer imaginam o quanto são menos do que nada; o pecado lhes assegura que eles são grandes e capazes de enfrentar Aquele que está vestido de majestade e poder (Salmo 93:1). É tão enganoso o coração que eles realmente desconhecem o que significa onipotência, oniciência e onipresença, e mesmo que essas verdades lhes sejam apresentadas em palavras e venham a eles carregadas de ilustrações, nada lhes fará sair do lugar onde foram postos. Nem mesmo o sofrimento acorda o injusto pecador; nem mesmo a presença da morte lhe faz acordar para ver sua desgraça; nem mesmo no inferno ele consegue cair em si e reconhecer que nada merece, senão a condenação eterna.
        Na condição de injustos, eis que os homens não passam de rebeldes no reino de Deus. O pecado no íntimo lhes declara que eles são os donos; que eles são inteligentes e capazes de cuidar da criação; sempre estão desafiando o Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque não pode mirar um reino invisível. Para um viver na injustiça aqui, tudo está firmado naquilo que é tangível e tudo é avaliando à luz daquilo que é lógico do ponto de vista do homem louco, inculto e ignorante. No reino de Deus os seus soldados são os anjos e os homens são loucos em lidar com um exército invisível, mas mesmo assim eles agem sem saber que cada ato de injustiça já está cercado pelo sistema perfeito de juízo de Deus neste mundo. É impossível escapar da justiça vinda do reino de Deus neste mundo. Os homens não sabem que os grilhões, as algemas, as correntes de Deus não são vistas pelos olhos humanos.
        Meu amigo, o que mais é destacado no reino do Senhor é Sua compaixão. Ele trabalha entre os homens mostrando Sua tão grande salvação e vem imediatamente com Seu socorro e livramento para pecadores indignos, mas arrependidos. Por isso os homens devem cuidar e se humilhar para que o Senhor use de compaixão por eles. Por essa razão que a mensagem do evangelho chega, contada não por anjos, mas por homens que um dia foram alvos da Sua compaixão e graça.

Nenhum comentário: