quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL III (6)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
O SENHOR E SEUS INSTRUMENTOS DE IRA.
        Caro leitor, como o conhecimento do Senhor Deus nos dá liberdade e alegria em meio a um santo temor! Só acharemos alegria no viver se temermos ao Seu santo Nome; só viveremos se habitarmos em Sua luz que emana do conhecimento que Sua Palavra nos traz. Se formos à procura de conhecimento Dele neste mundo de trevas, certamente seremos arrastados por confusão e cairemos no mal.
        O nosso Deus em Sua Palavra assume para Si mesmo o fato que o mal é proveniente Dele: “...Sucederá algum mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?” (Amós 3:6b). À medida que avançamos no conhecimento de Sua Palavra, eis que conheceremos como Ele realmente é segundo aquilo que nos fora revelado. Caro leitor, nosso Senhor se comunica perfeitamente com Seu povo e nada daquilo que precisamos saber aqui ficou no escuro. Toda dificuldade que o povo de Deus enfrenta é porque os crentes não leem a Bíblia, eles têm preguiça para isso, mas encontram tempo para outras coisas que interessam tanto à carne.
        Tomemos, por exemplo, a passagem de Deuteronômio 28 e também o incrível cap. 32. É impossível examinar esses dois capítulos sem que venhamos a nos humilhar perante o Deus de Moisés e de Israel. Quando trata das pragas que seriam enviadas a Israel, caso a nação fosse infiel à aliança da lei, eis que o Senhor declara que Ele enviaria tais pragas. Deus afirma que Ele mesmo faria isso, que Ele em Sua ira se levantaria contra aquela nação rebelde para fazer coisas terríveis em Suas maldições. E todos nós sabemos o que a nação de Israel enfrentou durante Sua história. Foi Deus quem criou o mal e o usou a fim de mostrar Sua vingança e Sua fumegante Ira contra um povo ingrato e rebelde. É claro que os crentes em Cristo não estão debaixo da Ira de Deus, porque pela cruz Cristo nos arrancou da maldição da lei e dos terrores da Ira, conforme vemos nos ensinos da graça em todo Novo Testamento. Mas sem esse conhecimento do Deus da Bíblia, acerca da Sua santa ira, eis que a tendência é desviar para ensinos pervertidos que satanás utiliza, para desfigurar os ensinos verdadeiros da Bíblia acerca do Senhor.
        Vou mais além, para mostrar em Ezequiel 14:21, como Deus afirma ali que Ele tem seus quatro maus juízos, e que seriam enviados contra Israel, devido a sua rebelião e idolatria: “Porque assim diz o Senhor Deus: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens e animais”. Será que o leitor pode entender essa verdade? Veja amigo, como tudo, absolutamente tudo está à disposição de Deus para a execução de Seus santos propósitos e juízos. Veja como Ele apresenta a guerra (espada), a falta de provisão (a fome); a insegurança (as bestas-feras) e a ausência de saúde (a peste). Ora, os homens desconhecem isso, pois carregam no coração a ideia de que da parte Deus essas coisas não podem vir.
        Mas meu amigo, estamos lidando com o Soberano Senhor; Ele reina no céu e na terra e Seu reino é de amor, mas é também de juízo e de justiça. É impossível haver falha da parte Dele. Portanto, quando o mal chega, eis que é Ele quem está atuando para Sua glória. Mas, mesmo assim, Sua misericórdia transparece sobre tudo isso que tenho mostrado, porque Ele tem prazer em corações que caem perante Ele, pedindo-Lhe misericórdia. Lembre amigo, que Ele é Deus, que é soberano em Suas decisões, que usa de compaixão com quem Ele quiser e que também tem poder para endurecer os corações e torná-los assim mais obstinados e rebeldes contra Ele.

Nenhum comentário: