segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (11)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL E ATRAI SEUS ADVERSÁRIOS PARA ARMADILHAS. Romanos: 11
        Caro leitor, quão importante é que os homens modernos saibam aquilo que foi revelado na Palavra acerca de Deus. Todo objetivo é trazer temor aos pecadores, levando-os a entender que ninguém pode brincar com Deus e ainda passar ileso, impune. Também é para que todos saibam a diferença entre esse deus popular tão apregoado hoje no Brasil e o Deus que Se revelou em Sua Palavra. Mas, tem outro objetivo mais excelente, o de fazer o povo de Deus um povo forte, porque é assim que o povo salvo se torna quando passa a conhecer melhor o seu Deus (Daniel 11:32).
        Prossigo para mostrar ainda que Deus cria o mal endurecendo os corações dos homens, tornando-os ainda mais arrogantes e prepotentes. Que notícia! Muitos pensam que é o diabo quem faz isso, mas a verdade é que é Deus: “Logo, Ele tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz” (Romanos 9:18). Eu sei que quando os homens estão nessa condição tão perigosa e letal, não espero outra coisa senão que ele há de zombar de Deus e ignorar todas essas verdades. Mas não importa, porque o que há de prevalecer é a Palavra de Deus. Ora, Deus tem ao Seu dispor tudo para usar em tornar o coração do homem ainda mais embrutecido contra Ele.
        Nota-se que foi isso o que ocorreu com Faraó, pois à medida que os avisos por meio das pragas foram chegando, dava a impressão que Faraó se subordinaria facilmente às ordens do Altíssimo. Mas não foi assim porque Deus já havia avisado a Moisés que Ele mesmo lidaria com o coração de Faraó, como se estivesse domando um leão. Aos poucos se percebe que Deus mesmo estava trancafiando a porta daquele coração por fora e que por dentro Faraó rugia de ódio movido pelo intenso orgulho do pecado.  Até que finalmente sua própria soberba foi o laço que Deus usou para amarrá-lo e finalmente lançá-lo no mar vermelho, onde foi sepultado.
        Oh! Que caminho tão perigoso tomam os homens! Quantos partiram para a eternidade porque de repente se viram imobilizados por Deus! Quantos perceberam tardiamente que estavam amarrados em suas bocas, pés, mãos e olhos, sem qualquer capacidade de reagir para continuar em seus trajetos pecaminosos! Quem faz isso? O Deus que cria o mal: “...eu faço a paz e crio o mal...”. Então meu amigo, cuidado quando seu coração se acha arrogante, achando que pode escapar por si, que você é forte e imune aos perigos. Cuidado quando você se acha com saúde, cercado de amigos e vendo seus caminhos abertos à sua frente. Lembre-se que nesses caminhos tão belos e atraentes aos olhos e à carne que Deus cria o mal, tornando esses lugares escorregadios: “Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição” (Salmo 73:18).
        Quantos homens e mulheres ouvem a verdade, ficam conhecendo as realidades dos santos juízos de Deus, mas mesmo assim se revoltam contra o caminho da salvação e recusam obediência ao Filho de Deus! Mesmo que eles se distanciem da misericórdia, não sabem, entretanto, que o Deus de juízo está perto. Se não querem prostrar perante a luz da verdade, certamente vão a qualquer momento tombar no caminho que para eles parecia tão seguro e certo.
        Meu amigo, quero lhe encorajar a se humilhar perante Deus agora; quero que você deixe a loucura de ignorar a verdade, só porque não quer ouvir e obedecer a voz do Salvação e aceitar essa salvação. Alguns dizem que vão esperar Deus tocar em seus corações. Quanto engano! Se a Palavra da verdade não for ouvida é sinal que a alma está adentrando-se à densa escuridão e a soberba do pecado está enfeitando o viver. Deus só toca no coração mediante a luz da verdade, caso contrário a cegueira será pior a cada dia.

Nenhum comentário: