segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (2)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
INTRODUÇÃO:      
        Caro leitor, ainda na introdução desse tema irei me esforçar em mostrar o que significa que Deus cria o mal. Eu sei que há uma imediata reação contra essa declaração, porque repentinamente associamos o Santo Senhor com o mal; recusamos acreditar que Deus é incapaz de fazer qualquer ato de maldade, por ser Ele o Deus santo, justo, benigno e amoroso. É claro que não acredito nisso e até pensar nisso seria blasfêmia. Mas o fato é que nós nos deparamos com o texto de Isaías onde vemos o Senhor mesmo afirmando: “...e crio o mal...”. Então, para que sejamos orientados de forma correta, sem que jamais venhamos a nos afastar da verdade, creio que é de vital importância a explicação do contexto. Naquilo que eu posso ver, três lições aparecem para explicar isso:
        1.     À luz do contexto, Ele cria o mal no sentido que tudo está sendo feito, tendo em vista mostrar que é soberano, que não há qualquer concorrente; que o mal está sendo usado para cumprir seus planos eternos, justos e gloriosos. Com isso nosso Senhor está derribando por terra a inclinação natural dos homens em confiar em seus ídolos e em seus corações querem anular a glória que pertence tão somente a Deus, a fim de honrar seus ídolos fabricados na mente ou por suas mãos.
        2.     Que cria o mal no sentido de que aquilo que parece perdido reduza em benefícios eternos para Seu povo e que seu nome está sendo glorificado. É o que vemos em todo ensino das Escrituras e que tem sido de imenso valor para os corações santificados, porquanto no meio de aflições e terrores neste mundo, mesmo assim eles podem confiar em Deus.
        3.     Que em Seu juízo, ao criar o mal deve ser encarado como algo arrepiante, aterrorizante, a fim de que os homens deixem a insensatez e se humilhem diante dele. Isso é visto ao longo do próprio cap. 45:
a).    Ele é o criador, o homem não passa de barro, por isso Ele chega para advertir os homens: “Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos...” (9)
b)     Ele é o que eleva e abate: “...A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia...serão teus...” (14)
c)     Ele é misterioso e se manifesta somente aos Seus. Nisso nosso Senhor está mostrando que Seus segredos de soberania e glória Ele só revela aos que pertencem a Ele, por essa razão os homens não podem entender nem seus atos de juízos nem de misericórdia: “Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador” (15)
d)     Homens que brincam com o pecado desconhecem o que significa o mal. Por esse fato é que comparam Deus com seus deuses: “Ai daquele que contende com o seu Criador!...” (9)
e)     Perante Ele haverá uma confissão mundial que Ele é o Senhor 23: “...Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua” (23).
        Caro leitor, ao examinar esse incrível e revelador cap. de Isaías, vemos o quanto ele é suficiente para mostrar o que nosso Senhor quis dizer quando afirma que cria o mal. Vivemos em dias quando homens e mulheres estão no auge de sua soberba religiosa. Por essa razão nossos esforços devem estar concentrados na pregação acerca desse Deus soberano, o qual afirma que Ele cria o mal.
        Que as multidões se convertam, que caiam em pranto e se humilhem perante o Senhor. Que os homens saibam que Ele é o Deus Todo-Poderoso, o único que tem o poder de dar vida e tirá-la, de salvar quem Ele quiser e de endurecer o coração de quem Ele também quiser. Tudo isso porque é Ele o grande EU SOU.

Nenhum comentário: