sexta-feira, 7 de agosto de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (8)




“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
O LUGAR DA NOSSA HUMILHAÇÃO: “...debaixo da potente...”
        Caro leitor, creio que podemos avançar um pouco mais nesse assunto, porque eu sei o quanto o povo de Deus precisa conhecer na prática o que significa humilhação. Se quisermos ter um avivamento, precisamos urgentemente voltar para Aquele que Se revelou na Palavra e que se manifestou graciosamente a nós; precisamos saber que somos súditos em Seu reino e que Ele domina céus e terra, administrando com poder e perfeita eficiência as nações. Agora quero mostrar biblicamente como podemos provar que realmente estamos humilhados debaixo dessa potente mão, conforme a ordem vinda a nós em I Pedro. A Palavra de Deus é um livro prático e as cartas de Pedro nos empurram do nosso conforto teológico, a fim de que apliquemos as verdades aprendidas em nosso viver.
        Provamos estar humilhados mediante um viver obediente à voz. Vida cristã é a aplicação obediente da Palavra de Deus na vida; a voz de Deus é ouvida por aqueles que  um dia ouviram o chamado à salvação. Os verdadeiros crentes têm profunda afinidade com a verdade revelada. Conhecemos os verdadeiros crentes pelo amor à Palavra de Deus. A única prova do verdadeiro avivamento é um interesse vivo, santo e obediente à Palavra de Deus, caso contrário tudo não passará de meras emoções e atividades ocas. Deus chama os verdadeiros crentes de “filhos da obediência” (I Pedro 1:14) e essa obediência é mostrada pela firmeza em aplicar os ensinos da Palavra no viver. Mas preciso esclarecer que a volta à Palavra não é a euforia carnal de tomar a Bíblia de qualquer maneira, seguindo nossa carnalidade e fazendo do livro de Deus um instrumento de nossos interesses carnais. Isso tem acontecido em nossos dias, porque a falsa espiritualidade sempre se apodera de textos bíblicos, a fim de encobrir as maldades do coração.
        Mas a fé cristã não age assim. A santíssima fé (Judas 3) se estriba na pureza da sã doutrina e se estrutura em fundamento sólido e inabalável. Nossa obediência está firmada em coisas eternas e nosso viver segue na justiça e santidade, em nada seguindo as determinações religiosas deste mundo. Os crentes estão em harmonia com a verdade; estão firmados na redenção da cruz e seguem resolutamente para o céu Os verdadeiros crentes olham para este mundo como um campo de batalha e estão dispostos a lutar para combater o mal, a mentira religiosa e as maldades que circulam como sangue venenoso nesse palco terreno.
        Também, um viver de oração sincera, contínua e humilde prova que está havendo humilhação perante Deus. Não cremos na oração que funciona pelo emocionalismo, porque essa oração é circunstancial. Mas também cremos que a oração da fé sente o fogo da emoção abrasada pelas verdades bíblicas. Nos dias de Neemias houve um grande avivamento, porque todos estavam emocionalmente abalados porque pecaram contra o Senhor e cheios de temor voltaram de coração para Ele. Quando os santos se humilham perante o Senhor, eles se tornam ousados e corajosos para tomar decisões que agradam ao Senhor.
        A fé possui asas da graça para voar (Isaías 40:31), mas a incredulidade vil pode até afirmar que é crente, mas não tem asas para voar e atingir o céu, a fim de tocar o coração de Deus. A incredulidade não tem poder de persistência e de permanecer firme e resoluta, porque já tem em mãos o que quer fazer. Mas não estou me dirigindo à incredulidade e sim aos que foram vocacionados à salvação, aos que um dia entenderam a verdade salvadora e confessaram Cristo como Senhor e Salvador, aos que agora amam e mostram que pertencem ao Senhor porque vivem em santidade de vida.

Nenhum comentário: