terça-feira, 11 de agosto de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (9)




“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
O LUGAR DA NOSSA HUMILHAÇÃO: “...debaixo da potente...”
        Caro leitor, como podemos provar que realmente estamos vivendo em humildade e dependência de Deus, subordinados a Ele? É claro que as evidências aparecerão no viver do crente. Não devemos confundir humilhação com mediocridade, com subordinação aos homens e buscando um ambiente de paz e de alegria que vem da carne. Cuidemos para que não procuremos um ambiente sem qualquer base bíblica e ausente de uma fé arraigada na verdade. Cuidemos bem, porque o mundo e a carne promovem a religião da aparência e do sentimentalismo, e satanás se sente à vontade quando um ambiente em nada lhe oferece qualquer perigo. É num lugar assim que o pai da mentira prevalece com sua soberba bem disfarçada de humildade.
        Nós provamos que estamos debaixo dessa potente mão quando de fato obedecemos a Voz. Se estivermos desligados da verdade e do comando do Deus da Bíblia no viver, é certo que fomos erguidos no tope de um infame orgulho que só se manifesta quando a glória de Cristo aparece. Lembremos bem que conhecimento da Bíblia sem humildade e temor do Senhor é profunda arrogância. Mas, por outro lado é verdade que humildade sem conhecimento do Senhor é sinônimo de legalismo e dependência dos homens. Vida obediente ao Senhor é sinal de uma fé forte e estribada na verdade. Vida obediente ao comando das Escrituras manifesta que o coração é de Deus e que está disposta a segui-Lo custe o que custar.
        Examinemos de perto o termo traduzido por “potente”. Creio que o Espírito Santo usou esse vocábulo a fim de incentivar os santos a correr pela fé para esse lugar forte. O termo realmente significa “domínio”. A ideia que dá é que a mão de Deus é suficiente para proteger os salvos de toda e qualquer situação de perigo que ronda os santos nesta vida. A todo o momento somos tentados; a todo instante satanás vem nos persuadir a buscar nossos direitos e satisfazer a carne. Este ambiente mundano é assim, carregado de atrativos e vaidades. Satanás quer persuadir os crentes de que aqui é o melhor lugar para viver e que o segredo da felicidade está em esquecer-se de Deus e tentar alcançar seus objetivos mediante os impulsos da carne.
        Quanto engano! Os crentes, não importa a idade, a posição, a cultura que têm, eles devem saber que não passam de pobres ovelhas e que seus inimigos são invisíveis e extremamente ferozes. A Bíblia constantemente faz com que sejamos alertados desses perigos e que não há qualquer poder em nós mesmos para andarmos por esta vida, sozinhos e achando que somos vitoriosos. Cada crente é alvo do intenso ódio do pai da mentira. Viver sem Deus e da dependência de Deus é loucura, é queda certa, é o caminho para o fracasso e tristeza aqui. Basta que lembremos como foi a nossa salvação, como foi que fomos arrancados das trevas para a luz, da tirania da morte para a vida que há em Cristo. Basta que meditemos como foi nossa invocação ao Senhor, como clamamos a Ele e como foi que Ele veio em nosso socorro para nos salvar. Então, viveremos o resto da nossa vida sem a dependência desse Salvador e Senhor?
        Não é agora o momento para que nós nos humilhemos? Não é o momento para que corramos para o Senhor em humildade e fiquemos ali, escondidos nesse poderoso lugar? Afinal, tem outro lugar forte? Então fujamos do orgulho; reconheçamos nossa fraqueza e aprendamos a nos aquietar debaixo desse lugar. Que sejamos crentes de oração, de constante confissão e de íntima disposição de dependência de Deus. Satanás conhece nossos pontos fracos, por isso vamos para o lugar certo preencher nosso vazio com a graça do Senhor.


Nenhum comentário: