sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (1)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
INTRODUÇÃO:              
        Caro leitor, sei que ao trazer um tema como este à lume em nossos dias é mexer com a fúria tempestuosa daqueles que amam o humanismo e que são unilaterais em mostrar o Deus da Bíblia como um Deus apenas de amor. Realmente, o Deus da teologia moderna não passa de ser tirado do famoso dualismo que ensina que há o deus do mal e o deus do bem. Sei que tal ensino é tão pernicioso quanto qualquer heresia, por isso só traz prejuízo aos homens, porquanto não está revestido da verdade conforme a revelação bíblica. É claro que para tratar sobre esse assunto hei de fazê-lo tendo como base apenas a Palavra da verdade e numa linguagem que possa alcançar o entendimento de todos, porque o alvo é mostrar aos homens a verdade acerca do Deus da Bíblia. Sabemos que somente a verdade pode libertar os pecadores da escravidão na qual estão aprisionados e assim alcançar a glória desse Deus mediante a salvação em Cristo.
        O que a Palavra de Deus quer nos ensinar quando vemos Deus mesmo afirmando que Ele cria o mal? Como pode um Deus Santo criar o mal? Como pode um Deus de amor criar o mal? O mal não está inerentemente ligado a satanás apenas? Como vemos as multidões cercadas de ensinos fantasiosos acerca de Deus em nossos dias, é necessário que em oração e duro trabalho possamos ajudar nossos semelhantes no conhecimento adequado. Uma visão corretamente bíblica acerca de Deus certamente nos há de nos levar ao temor e assim à sabedoria e consequentemente nos fará viver corretamente. Uma visão inadequada de Deus nos leva às superstições, farisaísmo e aumentará o orgulho espiritual, com outras funestas consequências.
        Mas quero agora mesmo entrar com meus leitores no texto de Isaías, porque sei que estamos perante uma das passagens mais incríveis das Escrituras, porquanto ela mostra a grandeza da soberania de Deus e a exatidão de suas predições. Vamos ver um pouco acerca do contexto, porque o Senhor chama de antemão um pagão por nome Ciro para libertar Israel e mandá-lo de volta a Jerusalém do cativeiro na Babilônia, conforme ocorreu nos dias de Jeremias e Ezequiel. Então, Deus se apresenta a esse homem (Ciro) pelo menos 200 anos antes do seu nascimento. O Senhor em Seu amor está mostrando a Israel a loucura de confiar nos ídolos ao invés de confiar em Nele, o grande Senhor. Nessa apresentação vemos o seguinte:
        A identificação: “Eu sou o Senhor” 2. Suas obras: “Eu formo, eu faço, eu crio”
        O Senhor se apresenta como o Deus que age soberanamente neste mundo, por isso, quão terrível é confiar na inutilidade dos ídolos mudos. As obras que ele faz agora revelam que é um Deus que opera tendo em vista o bem eterno do Seu povo e a destruição dos ímpios. Quão terrível é para o homem desconhecer esse Deus! Quão precioso é esse conhecimento para um coração temente! A idolatria é a maior prova da loucura dos homens, porque significa que estão confiando em ídolos, que não querem seguir a verdade, adorar e servir somente ao Senhor Deus; que querem a mentira e viver no pecado. Por essa razão procuram os ídolos, porque assim viverão encobertando o mal no viver.
        O que Deus está fazendo? Ele em Sua misericórdia está chamando a atenção do povo de Israel para Ele. É Ele dizendo: “Olhe para mim, eu Sou o Senhor Deus! Por que olhar para os ídolos? Fui eu quem tirou vocês do Egito; Sou eu quem conduziu pelo deserto e introduziu vocês na terra onde habitam agora. Sou eu quem cuidou de vocês todo esse tempo. Sou eu quem fiz aliança e provei até agora minha fidelidade a todos. Por que a loucura de afastar de mim com tanta obstinação? O que eu fiz de mal contra vocês?

Nenhum comentário: