quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UM POVO VITORIOSO (2)




“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4)
DEFININDO BEM OS VITORIOSOS: “Todo que é nascido de Deus...”
        Amado leitor, meus comentários serão breves, por essa razão fui bem conciso na introdução. Meu sincero desejo é ver o povo santo sendo despertado para o que está acontecendo em nossos dias, porque sem o conhecimento da verdade podemos ser levados pelo espírito da época. Sei que satanás luta contra o povo de Deus; sei que ele não atira contra os mortos, mas sim contra os vivos, por essa razão esse texto de 1 João pode ser usado pelo Espírito de Deus para avivar nossas almas na verdade. Naqueles dias João percebeu como o espírito do anticristo e do falso profeta já ameaçava a igreja; como ensinos perniciosos, especialmente o gnosticismo também queria perturbar a paz do povo de Deus. Satanás não está dormindo, desde a queda ele não tira um dia de descanso em seu obstinado propósito de destruir o povo de Deus, a fim de implantar no mundo seu reino de perversidades e impiedade.
        Vamos agora ao primeiro ensino que o texto nos fornece. Meu trabalho agora consiste em definir bem os vitoriosos. Mas o texto deixa bem claro quem são eles: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo...”. Dou louvores ao Senhor pela verdade que nos foi revelada de forma nítida. Falo isso porque nestes dias maus vemos como satanás tem usados seus mestres, a fim de implantar nas mentes das multidões o falso ensino de que todos são filhos de Deus. Hoje vemos como todos têm sido induzidos a crer assim; todos estão satisfeitos e até mesmo estão convencidos de que podem fazer o melhor, até mesmo melhor do que os santos de Deus fizeram e fazem. Hoje a multidão se congratula pelos melhores louvores, melhores serviços de evangelização e outras atividades dentro e fora da igreja, porque falsos mestres lhes ensinaram que eles são filhos de Deus, de que não há necessidade de arrependimento, de que Deus está satisfeito com eles e que finalmente todos irão para o céu.
        Mas estou empenhado em mostrar a verdade aos meus leitores conforme o que está escrito. O que a Palavra nos ensina a fim de que vejamos a diferença? Eis o que João afirma no texto: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo...”. Eis aí caro leitor, o poderoso e imbatível ensino do novo nascimento. Contra esse ensino não há nenhum argumento, até mesmo homens como Nicodemos e Saulo experimentaram o embaraço em suas vidas religiosas. Por quê? Esse ensino não vem de João, mas sim do Senhor Jesus Cristo, conforme Ele mesmo afirma em João 3:7: “...necessário vos é nascer de novo”.
        Agora você pode perguntar por que esse ensino não é visto no Velho Testamento. Eu respondo que todo ensino do Velho Testamento nos leva a conhecer a necessidade que cada pecador tem de nascer de novo. A lei de Deus que acorda o pecador em seus pecados, que mostra que não há qualquer esperança no homem, ela revela com clareza a necessidade que cada pecador tem de nascer do alto, de Deus. Mas o fato é que também no Velho Testamento Deus prometeu que faria isso, que viria para operar Seus milagres nos homens; que tiraria seus corações de pedra e que daria um novo coração para que eles pudessem temer o Seu Nome (Jeremias 31:33).
        Tomei esta página a fim de ressaltar aqui aquilo que João passa a nós em sua carta. Também sei que nós mesmos somos tendenciosos a ignorar isso; temos o costume carnal de descer e não subir as alturas da verdade da graça. Também, meu esforço aqui visa mostrar aos meus leitores que se não houve novo nascimento em suas vidas não poderão estar enquadrados no ensino de 1 João 5:4, justamente porque não estão participando dessa turba vitoriosa – o povo de Deus.

Nenhum comentário: