quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (5)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL CERCANDO OS HOMENS DE QUALQUER POSSIBILIDADE DE ESCAPE (Levítico 26)
        Caro leitor, esse assunto é tão vasto que cada vez me vejo tão ínfimo para lidar com essas lições que tanto nos humilham, mas que é de tremendo valor para nossas vidas, a fim de que o povo de Deus ande neste mundo em temor e santidade. Além disso é um assunto que pode levar pecadores à humilhação, a fim de correrem para Cristo em busca de Sua salvação eterna.
        Agora quero ampliar o assunto mostrando como Deus cria o mal cercando os homens de qualquer possibilidade de escapar da Sua tremenda ira. Para isso quero levar o leitor a um texto que considero de grande valor para um melhor entendimento desse assunto. É o cap. 26 do livro de Levítico. Esse cap. parece ser uma repetição do famoso cap. de bênçãos e maldições conforme Deuteronômio 28. Mas o fato é que não é uma repetição, mas sim um capítulo que trata dos terrores de Deus que viriam sobre Israel, caso desviasse daquilo que fora ensinado em todo o livro de Levítico. Realmente Deus começa mostrando as bênçãos que a nação receberia, caso Israel obedecesse fielmente às leis do Senhor e vivesse em santidade para Deus.
        Mas é a partir do verso 14 que se dá início às ameaças de Deus se a nação procedesse de forma contrária. Não quero tratar de todo texto, mas quero chamar a atenção dos meus leitores para o fato que por quatro vezes Deus usa a expressão: “vos castigarei sete vezes mais”, conforme vemos nos versos 18, 21, 24 e 28. O que Ele quer dizer com isso? Se estivermos dispostos a examinar a passagem com exatidão, veremos que essa a maneira que Deus utiliza para em Sua ira fechar o cerco contra os rebeldes. Observamos o seguinte:
        1.     Na primeira série de “sete vezes mais” (verso 18), Deus quebra a soberba dos homens. Notem bem o que Deus faz conforme o verso 19: “Quebrantarei a soberba da vossa força...”. Ele simplesmente retira do homem a confiança em si mesmo. O que acontece no engano do pecado é que os homens acham que são auto suficientes, que vão ter chuvas, que são fortes para trabalhar e ganhar a vida, que plantarão e colherão, etc. Mas o que acontece é que nessa primeira série de “sete vezes mais” Deus anula isso. Ele o faz anulando a chuva, cortando meios de obter empregos e assim conseguir sustento.  
        2.     Na segunda série de “sete vezes mais” (verso 21), eis que o Senhor fecha o cerco contra os rebeldes, utilizando a natureza, caso os homens continuem endurecidos e obstinados contra o Senhor. Quão perigoso é isso! Veja o que Ele diz no verso 22: “Porque enviarei para o meio de vós as feras do campo...”. Aqui vemos o que Deus faz para anular qualquer vínculo que os homens tenham com aquilo que parece ser esperança. Deus tem em mãos meios santos e justos para enviar as bestas feras, pois é o Senhor dos exércitos. Quando o Senhor ordena, ninguém pode impedir que enfermidades mortais venham; que seres minúsculos sejam fortes o suficiente para destruir a saúde e impedir que homens trabalhem; que seus ganhos sejam destruídos; que seus bens sejam arrancados e assim percam tudo o que tanto ajuntou.
        Meu espaço nesta página acabou e devo continuar o assunto amanhã. Mas quero fechar o assunto hoje dizendo que Ele cria esses males mas tendo em vista levar pecadores ao arrependimento. Meu caro leitor, que os pecadores conheçam o Deus da Bíblia! Que saibam que Ele enviou Seu Filho ao mundo para arrancar pecadores desse sistema enganador e sutil – este mundo perverso. Esse é o Deus que Se inclina para acolher pecadores contritos e quebrantados, a fim de salvá-los para sempre.

Nenhum comentário: