quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (7)




“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
O LUGAR DA NOSSA HUMILHAÇÃO: “...debaixo da potente...”
        Caro amigo, a verdadeira humilhação revela-se em se colocar debaixo da potente mão de Deus, conforme vemos a ordem no texto acima. Cuidemos para não sermos iludidos, desviando-nos para a perigosa arte da carne em se humilhar perante as perigosas e diabólicas mentiras do diabo. Foi essa a atitude do rei Joás (2 Crônicas 24), pois ao se vê sozinho como rei de Jerusalém, não mais sob a influência do piedoso sacerdote Joiada, eis que imediatamente se associou aos perversos, trazendo maldades e idolatrias para o reino. Tenho visto até mesmo pastores desprezando a verdade e caindo aos pés daqueles que odeiam o Senhor e o evangelho puro e simples. O mundo tem se aproximado da igreja mostrando suas artes religiosas e suas propostas para o crescimento numérico, e muitos têm sido atraídos por essa sedução do mal. Por essa razão devemos ficar debaixo da potente mão do Senhor, a fim de que Ele nos livre desse terrível perigo que ameaça nossas vidas e a nossa fé.
        Caro leitor, é debaixo dessa poderosa mão que também está o segredo da nossa santidade. Toda vez que a carne se ergue por si na tentativa de agradar a Deus, eis que imediatamente ela é posta como fracassada. É o orgulho que nos faz querer tomar a frente de Deus. Nosso Senhor deixou claro para Seus discípulos que sem Ele todo viver resultaria em fracasso (João 15). Se quisermos conquistar um coração santo, precisamos estar debaixo das santas mãos; se quisermos pureza de coração, corramos para nos sentir abrigados debaixo da mão pura e santa do Senhor. Mais perto Dele, mais santo seremos. Foi assim que fez Moisés, pois quanto mais tempo gastava na presença do Senhor ali na Tenda da Congregação, mais forte e capaz era para lidar com seu povo.
        Também, é melhor estar debaixo dessa potente mão do que cair nessa mão. Quando os crentes caem nas mãos de Deus é porque Deus mesmo os arrancou do pedestal de orgulho onde estavam, e em Seu amor eis que os Senhor os livrou de terríveis perigos. Homens de Deus na história bíblica sentiram o horror de cair nas mãos de Deus: “...horrenda coisa é cair nas mão do Deus vivo” (Hebreus 10:31). Quantos crentes já sentiram isso! Quantos tentaram avançar como rebeldes contra a Palavra e sentiram o efeito drástico! Caro leitor, temos um Deus atuante na vida do Seu povo e que não nos deixa sozinhos. Ele veio salvar um povo caído no pecado, completamente abatido e cem por cento carregado de fraquezas, para que Sua graça demonstrasse Sua força. E agora, porque devemos abandonar a segurança da mão daquele que nos arrancou desse império de trevas?
        Também, digo e afirmo que desse lugar jamais devemos nos afastar. Habitemos nesse lugar tão forte e inabalável, porque quem poderá nos atingir ali? Corramos sim das vãs promessas de satanás, porquanto ele quer fazer de nós alvos fáceis para suas ciladas e flechadas. Que em nada nos afastemos desse lugar, nem promessas de riquezas, nem as esperanças de uma vida melhor aqui. Abraão viveu seguro no Senhor até a sua morte, enquanto Ló buscou descer às campinas do Jordão e logo se viu cercado das pervertidas companhias de Sodoma e Gomorra, para o prejuízo de sua posteridade. Para Moisés o melhor lugar foi habitar debaixo da potente mão do Deus de Abraão, para ele ali foi infinitamente melhor do que todos os tesouros do Egito.
        Quero dizer aos meus leitores que esse lugar de refúgio é o perfeito e santo lugar onde pecadores encontram a sua salvação. O ladrão na cruz viu esse lugar e em santa invocação buscou refúgio ali. Aproveite amigo, porque o Senhor corre em socorro da alma atribulada, aflita e desesperada, buscando por salvação. Crente, corra para esse lugar em oração e consagração para um contínuo livramento dos perigos que envolvem os crentes neste mundo perverso.

Nenhum comentário: