terça-feira, 18 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (3)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL, QUEBRANDO AS PERSPECTIVAS DO CORAÇÃO MUNDANO.
        Caro leitor, sei que para um assunto de tamanha importância, minha introdução foi breve e talvez considerada fraca. Mas o que fiz foi preparar seus corações mostrando o contexto daquilo que Deus está revelando a nós no impressionante cap. 45 de Isaías. Na realidade vemos ali a Pessoa sublime e gloriosa do Senhor Jesus se apresentando como o Salvador e Senhor que se manifestaria ao mundo para salvar e para julgar.
        Mas agora chegou o momento para que ampliemos bem esse tema: “O Deus que cria o mal”. Lutarei para ser dinamicamente bíblico, mesmo sabendo de minhas limitações. Para mim o que importa é o que Deus está falando em Sua Palavra e meu real interesse é que meus leitores sejam bem cuidadosos em buscar essa verdade, a fim de andar em santo temor e obediência no viver aqui. Falo isso aos que são verdadeiros crentes em Cristo, mas também sei que aqueles que ainda não foram salvos devem saber quem é o Deus da Bíblia e que sejam humilhados perante a verdade que precisam urgentemente dessa salvação e desse Salvador.
        Então, quero mostrar agora que Deus cria o mal, quebrando assim as perspectivas mundanas e perversas do coração dos homens. Sabemos que os homens neste mundo são assim, sempre miram essa luz do presente século no qual estão vivendo, achando que tudo à frente lhes propicia um mundo melhor e mais adaptável para que vivam confortavelmente em seus pecados. Os mundanos têm maior prazer em vislumbrar este cenário onde brilha a luz do sol e tudo à frente parece ser bem solícito a eles. Em todo tempo e em todas as gerações os homens são levados por essa onda gigantesca de engano, sem saber que estão sendo empurrados para os perigos de serem  arrastados para esse terrível oceano de juízo e terror. Quando eles estão dizendo que há “paz e segurança”, repentinamente percebem que a destruição chega sem qualquer escapatória. É nesse sentido que Deus cria o mal.
        Foi assim no dilúvio, conforme o registro de Gênesis. Foi com aquela tragédia de proporção mundial que Deus sepultou aquela história de um mundo inteiro mergulhado no pecado. Mas nós podemos ter em mente as cenas daqueles dias, porquanto tudo era especialmente bom, pois a raça humana usufruía ainda de determinados privilégios, devido o fato que ainda os efeitos do pecado não tinham atingido a humanidade para arrancar-lhe a capacidade de viver muito mais tempo do que vivemos agora. O tempo que vivemos representa apenas dez por cento daquilo que os homens experimentavam em seus corpos mortais. Foi após o dilúvio que Deus decretou a brevidade da existência do homem na face da terra, porque não há algo mais pavoroso do que deixar o homem viver 500 ou 1000 anos no pecado.
        Mas, voltando às imagens marcantes que nos vêm à mente acerca daqueles dias, o que Deus fez foi criar o mal e com esse mal o Senhor realmente lançou por terra as esperanças daquela raça perversa em continuar vivendo em suas práticas tão odiosas aos olhos de Deus. Eles não conheciam nada de chuva e as mensagens pregadas por Noé em nada mexeu com a consciência deles. Pelo contrário, no íntimo achavam que continuariam vivendo do jeito que viviam; aparentemente nada mostrava que havia sinais de juízo, nada mostrava que eles seriam punidos, porque seus corações eram endurecidos contra a verdade e foram também endurecidos contra o próprio Deus.
        Caro leitor, o que ocorreu foi que Deus criou o mal e esse mal veio sob a ordenança do Senhor para destruir toda população da face da terra, ficando apenas Noé e família. Então amigo, se você pensa que tudo vai bem e que pode continuar vivendo em seus pecados, saiba que Deus cria o mal e que esse mal pode lhe pegar de surpresa.
       

Nenhum comentário: