terça-feira, 25 de agosto de 2015

UM POVO VITORIOSO (5)




“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4)
DEFININDO BEM A FUNÇÃO:         “Vence o mundo”
        Caro amigo, já tenho mostrado a lição inicial que ensina que somente os nascidos de Deus que são os vitoriosos. Não busquemos outro meio, porque não há. Não há grito, não há declaração de fé, não há emoção, nem quaisquer outras atividades carnais que possam mudar a condição do homem no pecado, porquanto ele segue derrotado rumo às trevas.
        Agora chegamos a apresentação dessa suprema vitória conquistada de antemão pelo povo de Deus. O texto nos diz que os nascidos de Deus vencem o mundo. Que incrível verdade! Estamos vivendo dias quando o mundo está tentando nos sufocar; estamos sendo prensados a pensar e agir como este sistema satânico quer e boa parte daqueles que se dizem crentes está caindo nessas armadilhas dos inimigos do Senhor. Será que podemos afirmar que o povo salvo vence o mundo? Como podemos acreditar nisso, quando tudo aparentemente está indo de mal a pior? Vemos a igreja verdadeira hoje exatamente como descreve Isaías, como uma “choça no pepinal”. Vemos o avanço da mentira religiosa; vemos a corrida frenética à busca por aquilo que não passa de superstição; vemos homens e mulheres embasados de interesse por aquilo que não passa de vaidade e mundanismo; nada há de humilhação, temor, reverência, aspirações por santidade nem desejos pelas maravilhas celestiais.
        Mas a verdade está claramente revelada nas sagradas Letras, que o povo salvo vence o mundo. Não está referindo à euforia religiosa do momento; não está referindo a esse “oba, oba” que tanto contagia a carne. Estamos referindo aos verdadeiros e fieis crentes em Cristo; aos que temem e tremem perante o Senhor; aos que são submissos à fidelidade da Palavra e que lutam por aplicar o que está escrito em suas vidas. Sendo assim, com toda ousadia, devemos prosseguir em conhecer ainda mais o texto. Creio que nosso trabalho agora é definir o que significa esse mundo, conforme João apresenta no texto: “...vence o mundo...”.
        É claro que devemos olhar o mundo seguindo sempre o que o contexto nos está ensinando. Em João 3:16 diz que “...Deus amou o mundo...”. É óbvio que este verso refere-se ao mundo dos homens, enquanto em 1 João está referindo à organização mundana, conforme João mesmo trata no cap. 2 desta carta: “Não ameis o mundo...”. E ele mesmo mostra no texto ali que este mundo que os crentes devem odiar consiste naquilo que se evidencia em paixão da carne, dos olhos e da soberba da vida (1 João 2:15-17). Com isso fica claro que neste mundo devemos olhar para os homens com profunda compaixão, desejando e lutando para que eles sejam salvos. Nosso comportamento aqui deve ser de tal maneira santa que a diferença será vista e muitos desejarão conhecer essa tão gloriosa salvação que tomou o coração daqueles que são crentes. É fato que nem todos serão salvos, que muitos perecem a cada dia. Mas o fato é que nós somos os emissários celestiais neste mundo, com a finalidade santa de buscar o bem eterno de todos, assim como fez a igreja primitiva, conforme nos é relatado em Atos.
        Sendo assim descartamos toda ideia de luta contra os homens. Então o mundo, conforme aquilo que João apresenta é um sistema diferente, organizado; é claro que inclui os homens, mas não estamos olhando esse aspecto, mas sim aquilo que está por detrás de toda essa aparência perigosa e traiçoeira. É claro que vemos este mundo conforme nosso Senhor tanto falou a respeito em João e que João afirma nesta carta que “o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19).

Nenhum comentário: