sexta-feira, 31 de julho de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (3)




“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
A DECISÃO MAIS TERRÍVEL PARA A NATUREZA: “Humilhai”
        Caro leitor, que em meu esforço eu possa conquistar meus leitores para esta ordem vinda do Espírito de Deus ao povo crente: “Humilhai-vos”. Estou certo que este momento tão perigoso exige que nós servos caiamos aos pés do Senhor, que nós súditos inclinemos ante o cetro do Rei; que nós barro silenciemo-nos ante a face majestosa do grande Oleiro. Tendo dado a introdução resta que agora examinemos de perto esse tão precioso e oportuno texto de 1 Pedro 5:6).
        A lição que imediatamente aparece é que somos exortados a tomar a mais terrível decisão: “Humilhai-vos”. Por quê? Já pude falar que neste exato momento o mundo respira as mais profundas manifestações da soberba do diabo. Não existe um ser mais religioso do que satanás; ele é de fato especialista em religião, porque é por meio dessa atividade que o pai da mentira mais consegue apoderar-se das multidões. E quando ele espalha suas contaminações “espirituais”, tudo isso se manifesta em orgulho nos homens. A verdadeira religião promove humilhação; a falsa religião promove soberba. Na falsa religiosidade satanás é adorado porque ele ocupa bem o lugar onde os homens pensam que ele é Deus. Na religiosidade santa e bíblica Deus é adorado por meio de pecadores arrependidos, humilhados e voluntariamente servos Dele.
        Então, segue-se que é necessário que nos humilhemos como crentes, porque neste momento nós os crentes podemos ser levados por essa correnteza do mal. Aliás, é notável o quanto isso está acontecendo. Os crentes sinceros nem sempre percebem em qual área em sua vida satanás tem lançado sua soberba. Mas posso detectar algumas delas que podem travar nossa fé e nos afastar do Senhor sem que percebamos que estamos distanciando cada vez mais. Uma delas é o fato que milhares de crentes têm se adaptado ao mundo; têm amado o mundo e se identificado com o mundo. Visto que este sistema satanás tem revestido de trajes religiosos, muitos crentes sinceros não percebem os reais perigos. Com isso satanás consegue puxar crentes para seu lado.         Como ele faz isso? Ele simplesmente desarma os santos da capacidade de julgar as coisas. Quando o povo de Deus perde o contato com a verdade bíblica, eis que tudo vai girar em torno daquilo que sente e que promove o bem-estar dos homens, e os crentes ficam indiferentes àquilo que é absoluto. Então, a Bíblia será usada apenas para preencher esses vácuos humanistas. O que acontece é que os crentes param imediatamente de considerar as coisas do ponto de vista das Escrituras; eles simplesmente param de examinar e julgar tudo à luz dos pensamentos e vontade de Deus. Imediatamente tudo passa a ser emocional e superficial. Então a humildade que vemos é algo tão tênue e fácil de ser rasgado como papel. O que acontece é que debaixo desse “papel” está a disposição de rejeitar os absolutos de Deus e a subordinação Àquele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores.
        Caro leitor, não pensemos que mundanismo mostra sua face apenas com práticas perversas, comuns ao mundo. O mundanismo aparece quando todos estão unidos, num só pensamento, num só ideal, a fim de melhorar este sistema satânico. Quando estamos adaptados a um evangelho aceitável a todos; quando rejeitamos os absolutos de Deus para agradar a multidão. Daniel e seus amigos viveram no palácio da Babilônia, foram funcionários públicos, estavam distantes de parentes e dos costumes religiosos de sua nação. Mas o fato é que aqueles três homens simplesmente estavam dispostos a agradar a Deus, mesmo diante de ameaças mortais. Aquele ambiente hostil a Deus e apegado à posição jamais penetrou no coração deles.
        Meu amigo, pense seriamente se não é este o momento adequado para a humilhação geral do povo de Deus?

Nenhum comentário: