sexta-feira, 10 de julho de 2015

AMOR DE MÃE OU AMOR DE DEUS (1)




“Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Isaías 49:14-16).
INTRODUÇÃO:
        Prezado leitor quero agora entrar nesse tema que trata do amor de Deus em comparação com o amor de uma mãe, a fim de publicar o evangelho da glória de Cristo aos leitores que ansiosamente buscam a verdade da salvação. Louvamos ao Senhor por Sua linguagem simples, mas tão clara e tão elucidativa aos homens. Nenhum homem pode queixar-se de Deus, porque ao dirigir-Se aos pecadores Ele realmente manifesta Sua salvação de forma clara e bem compreensiva aos homens no mundo inteiro. É claro que para entendermos o texto é preciso que investiguemos bem o contexto. De imediato digo que nessa passagem de Isaías, compreendendo os caps. 40 em diante, estamos diante do fato que Deus está revelando a Israel e às nações a tão gloriosa salvação. Ele está apresentando o Seu Servo, Seu braço forte e Sua grande conquista conforme é mostrado no cap. 53.
        A Palavra que imediatamente no verso 14 é “Sião”. Esse é um termo profético no VT que Deus usa para designar a totalidade do Seu povo, como no NT. a palavra “Igreja” aparece. Temos neste cap. mais uma esplêndida exposição divina da gloriosa salvação que Jesus, o Servo de Jeová traria ao seu povo. Nesta passagem vemos uma notável ilustração usada por Deus para deixar claro aos pecadores acerca do Seu amor eterno. Que amor do Senhor! Que paciência transborda o coração de Deus! Ele está declarando ao Seu povo que de fato o Salvador viria trazendo em Suas asas essa salvação.
        O que Deus faz no texto? Ele simplesmente toma o amor materno para comparar ao Seu amor por Sião. O amor de mãe é algo muito falado aqui, apesar que ultimamente pouco vemos acerca desse afeto natural. Mas mesmo assim podemos entender acerca do amor de uma mãe. Eu pessoalmente posso falar desse amor, porque tive uma boa mãe, a qual foi para mim e meus irmãos um modelo de afeto, sacrifício e fé no Senhor. Embora tenha tido treze filhos, minha mãe soube amar a todos eles e todos os meus irmãos lembram com carinho dela. Acredito que toda família pode lembrar bem de sua mãe. Nós os brasileiros, especialmente os nordestinos somos bem devotados e afeiçoados às nossas mães, porque elas representam bem o real significado de sacrifício.
        Mas a pergunta que Deus faz ao Seu povo é: “...pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama...?”. Creio que entendendo essa verdade que naturalmente é vista aqui em nosso viver, certamente poderemos entender acerca do amor de Deus. Compreendendo a natureza enganosa dos homens, sei que é mais fácil dinamizar o amor de uma mãe do que o amor de Deus. Visto que o amor de uma mãe veio da obra criadora de Deus, então podemos entender quão glorioso, precioso e digno de nossa apreciação é o amor de Deus. Neste mundo toda criação animal demonstra isso. Vemos como uma leoa sente afeto pelos seus filhotes e lutam para criá-los com proteção e alimentação. Todos os animais agem assim.
        Perto de minha casa, uma vez passei junto de uma árvore onde havia um ninho de uma ave que cuidava de seus filhotes, eis que ela veio de repente em minha direção para me bicar, a fim de me afastar do seu ninho. Pude perceber o cuidado intenso dessa mamãe em zelar pelo bem do seu filho. Se é assim nesse contexto natural e transitório, o que podemos entender acerca do amor de Deus? Pode o Senhor esquecer-Se de um pecador que Ele tanto amou?

Nenhum comentário: