terça-feira, 7 de julho de 2015

A PODEROSA ESPADA DE DEUS (6)




“...Faço reluzir a espada. Ah! Ela foi feita para ser raio e está afiada para matar” (Ezequiel 21:15)
O QUE FAZ A ESPADA DO ESPÍRITO.
        Caro leitor, a igreja foi chamada para usar esse instrumento de guerra, porque é a única arma capaz de vencer atrozes inimigos, os quais odeiam Deus e Sua verdade revelada. Quando outra arma, a sabedoria, as habilidades e cultura dos homens, tudo isso não passa de armas plásticas. Crentes firmes, convictos, seguros na salvação e cheios do temor do Senhor podem usar essa espada tão penetrante e seus golpes são terríveis, atingindo a consciência do homem culpado e assim pondo o inimigo no pó.
        Meditemos nas funções dessa espada do Senhor e suas funções nesse santo combate. Quando a Palavra de Deus é usada da maneira correta, não como flores para enfeitas as festas religiosas deste mundo, mas sim para a batalha santa, eis que ela entra e destrói o orgulho tão terrível do homem no pecado. A soberba do pecado é aquilo que prevalece neste mundo, pois cada ser humano já nasce com seus queixais presunçosos e sempre disposto a erguer-se contra Deus. O propósito da espada do Senhor é atingir especialmente o orgulho ferino dos homens no pecado. Os homens não toleram a pregação firme e convicta porque é muito ofensiva e cortante no coração. O fato é que ninguém vem a Cristo enquanto não for levado ao pó e o velho homem em Adão vencido. O problema do homem não é seu relacionamento com o próximo, mas sim com Deus. Entre os homens eles parecem ser tão bondosos, tão humildes e até mesmo afetuosos. Mas quando se trata do Senhor e da Sua glória, eis que eles se erguem ferozes e prontos para a guerra. O Salmo 2 nos mostra essa verdade que ocorre entre todas as nações.
        Mas o fato é que a espada do Senhor é suficiente para esmagar todo esse poderoso exército. Os homens em sua arrogância não podem prevalecer contra a verdade. A igreja de Corinto estava cambaleando porque deixou a Palavra de Deus e foi vencida pelo orgulho da cultura humana. Por essa razão Paulo enfrentou a situação ali e enviou a primeira carta, a fim de arrancar os irmãos daquela situação desesperadora e assim fazê-los voltar à verdade e humildade. As igrejas da Galácia estavam sendo vencidas pelo perigo do judaísmo. Por essa razão Paulo ergueu a espada do Espírito e lutou contra aquela heresia e assim pode ajudar os crentes, os quais aos poucos estavam se desviando e se afastando da graça.
        Toda mentira é fruto do orgulho; toda mentira é resultado de um trabalho sutil de satanás, a fim de afastar os homens da verdade bíblica. Estamos vendo como milhares de crentes ultimamente têm sido arrastado pelas enxurradas de heresias. A inundação vem devagar, até que de repente tudo fica cheio e não há mais lugar para as poderosas verdades. Se deixarmos, eis que os “filisteus” vêm e enchem o “poço de Abraão” de entulhos das mentiras teológicas tão bonitas e atraentes da época. Quando a Palavra de Deus é resistida e deixada de lado, eis que é sinal de que há necessidade da pregação, porque satanás tem prevalecido e erguido suas mais poderosas e perniciosas heresias.
        Quando a Palavra de Deus está em santa evidência, não há lugar para o orgulho humano. Quando Pedro se levantou para declarar que Jesus estava errado em afirmar que iria ser preso e crucificado, eis que imediatamente Cristo empunhou a espada e desferiu contra satanás, o qual estava utilizando Pedro com palavras tão bonitas e cheias de “bons conselhos”: “Afasta de mim satanás!” (Mateus 16). Sempre o mal é rechaçado pelo poder da Palavra. Foi assim que João Batista fez, ao empunhar a espada da verdade e dirigir-se diretamente ao coração do perverso e adúltero Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher do teu próximo”. Foi cortante? Sim! Mas foi necessário, para que os homens soubessem que não há quem possa contra Deus e contra Sua verdade.

Nenhum comentário: