quinta-feira, 16 de julho de 2015

QUANDO OS HOMENS SÃO ERGUIDOS POR DEUS (4)





“Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus, porque, pelos teus pecados estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. Oséias 14:1,2).
QUANDO OS HOMENS OUVEM AS PALAVRAS MISERICORDIOSAS DE DEUS: “Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus...”  
        Caro amigo, o Deus de compaixão está mostrando essa rica misericórdia em favor de pecadores no mundo inteiro, por isso esteja certo amigo, que a mesma chamada feita a Israel está sendo dirigida aos homens rebeldes e condenados: “Volta, ó pecador, para o Senhor teu Deus...”. A situação de Israel era terrível de um afastamento proposital de Deus; a nação simplesmente ignorou tudo, todo benefício que lhe foi feito; aquele povo esqueceu-se do fato que foi o Senhor que lhe havia arrancado da escravidão no Egito e que lhe conduziu até a terra prometida para dar-lhe de toda provisão e segurança. E agora? Eis que simplesmente deu suas costas e abandonou Aquele que agiu com tanto amor, cuidado, provisão e que jamais deixou de seu fiel no cumprimento de Suas promessas.
        E quem somos nós pecadores caídos em Adão? Somos diferentes? Homens do mundo inteiro têm provado pelos seus pensamentos e pelos seus caminhos o quanto estão longe do Senhor (Isaías 55:8). Eles estão tão mergulhados no mal que nem percebem o quanto estão lisonjeados, iludidos e enganados; não sabem nem mesmo onde tropeçam e apalpam na escuridão (Isaías 59:10). Mas mesmo assim o Senhor se manifesta aos pecadores dizendo-lhes que Ele é seu Deus. Que amor! Você amigo nem pode imaginar o que significa tal verdade quando vista do ponto de vista de um Deus santo. Mas o fato é que Ele se identifica com os pecadores no mundo inteiro; Ele afirma ser Ele o Filho do Homem (Lucas 19:10); Ele se une a eles, sem contudo se enlamear-Se em seus pecados; Ele pode tocá-los para os purificar, sem contudo ser sequer manchado. Que santidade perfeita numa humanidade, porque Ele é perfeito Homem. Não é algo digno de nossas mais sérias observações?
        Então amigo, pense nisso, medite nessas verdades de todo coração! O pecado nos pegou e nos atirou nessa lama suja e pútrida do pecado; o pecado nos tornou a desgraça eterna da criação, e até mesmo as criaturas irracionais estão voltadas contra nós, seres humanos. Propositalmente caímos aos pés dos ídolos, a fim de buscar aquilo que é nada, e que nada, absolutamente nada fez por nós. Que atitude irracional! Nós seres criados para ser porta-vozes de Deus, para ser sacerdotes de Deus diante da criação, eis que agora somos sacerdotes do diabo! Que cena de horror! É sempre assim, a idolatria é o trampolim preparado para a queda em todo tipo de maldade; é a cerimônia para a peregrinação insensata pelo caminho largo, rumo à perdição eterna.
        E você amigo, acha que o Senhor não está ciente disso? Aquele que vê todas as coisas, porventura não conhece essa triste miséria na qual se encontra o pobre pecador? Aquele que foi atrás de uma nação estúpida como Israel, porventura não tomou a providência para buscar os descendentes de Adão? Ele mesmo afirma: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Foi Ele quem revelou tudo isso. Veja amigo, o mundo oculta essas verdades a nosso respeito; os mais cultos, mais fortes e mais ricos do mundo são tão ignorantes que nada podem fazer por eles mesmos.
        Foi o Senhor que veio e entrou em nosso meio, conheceu por experiência nosso desespero e miséria; que comunicou e comunica a nós toda verdade de forma clara e amorosa; que mostra nossa condição, nossa loucura e nosso destino merecido na condenação, mas que agora revela Seu amor e todo poder para salvar os que se arrependem e vão a Ele de todo coração.

Nenhum comentário: