terça-feira, 14 de julho de 2015

QUANDO OS HOMENS SÃO ERGUIDOS POR DEUS (2)




“Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus, porque, pelos teus pecados estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. Oséias 14:1,2).
QUANDO OS HOMENS AS PALAVRAS MISERICORDIOSAS DE DEUS: “Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus...”.
        Caro leitor, quero dinamizar esse assunto, porque sei o quanto este mundo moderno tem um intenso cheiro da soberba do rei dos orgulhosos – o diabo. O raça caída ultimamente pensa de forma enganosa que está em pé, que está usufruindo as delícias da vida e que há plena harmonia entre o céu e a terra. Tenho visto essa altivez de espírito e real de sofisma contra Deus e contra Sua Palavra revelada. É comum em nossos dias só achar homens e mulheres que se justificam, que cantam e louvam seu suposto deus. Um texto como esse de Oséias pregado em nossos dias será completamente ignorado, assim como alguém ignora a importância de um médico, porque não sente sua enfermidade. Assim como alguém ignora um copo de água, porque não tem sede.
        Mas o texto traz lições tão importantes para o bem da nossa geração, que não posso deixar de pregar com zelo e entusiasmo. Os pecadores estão tão perdidos, assim como estavam os Israelitas nos dias de Oséias; o coração do homem é tão enganoso e perverso, assim como eram os corações dos religiosos judeus nos dias de Jeremias (Jeremias 17:9). Os homens precisam ser avisados que eles não estão em pé espiritualmente. Física e psicologicamente sim, mas caídos estão, atirados no território do pecado. Enquanto eles estiverem pensando erroneamente acerca da condição espiritual deles, a situação vai ficando cada vez mais grave; seus corações vão se tornando ainda mais tórridos e insensíveis no tocante a Deus, de tal maneira que a única coisa que restará é a chegada de um juízo da parte de Deus.
        No texto vemos como Deus chama os Israelitas de volta para Ele: “Volta, ó Israel, para o Senhor...”. O mesmo convite da parte de Deus é dirigido aos pecadores do mundo inteiro. Assim como o Senhor chorou sobre a condição de Israel nos dias de Oséias e Cristo chorou sobre Jerusalém nos dias de Sua humilhação rumo à cruz, eis que o Senhor Deus em Sua intensa e rica compaixão chora agora por pecadores no mundo inteiro. Isso significa que é de intensa importância que ressaltemos essa compaixão já. Os homens daqui do Brasil e do mundo inteiro precisam ser notificados acerca dessa compaixão que desce do céu, do coração de Deus, como a chuva cai das nuvens.
        Sendo assim vamos checar o coração gracioso desse Deus? Vamos examinar de perto Suas doces palavras de amor? Primeiramente vemos Deus em Sua atividade salvadora. Ora, em toda extensão das Escrituras Ele se apresenta como Salvador, e esta é a mais importante mensagem para a qual homens e mulheres precisam estar atentos. Ele continua a chamar pecadores, tal mensagem não foi desmanchada, nem foi ocupada com outro assunto supostamente bíblico. A água pura e cristalina para os pecadores ainda desce do céu para os que têm sede (Isaías 55:1). Os pecadores estão em igualdade perdidos e todos carecem dessa comum salvação. Não há uma mensagem especial para os jovens, para as mulheres, para crianças, para os favelados, para os ricaços, pois todos estão igualmente caídos e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23).
        Então amigo, o que vou fazer? Vou tentar chamar sua atenção para essa verdade esplêndida de Oséias. É claro que é humilhante para os homens, mas como não se humilhar perante Deus?

Nenhum comentário: