terça-feira, 28 de julho de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (1)



                             
“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
   INTRODUÇÃO:   
        Prezado leitor, como me sinto feliz em tratar sobre esse tema! Se há algo que mais precisamos em nosso país (Brasil) é de nos humilhar, conforme a ordem que nos é dada em 1 Pedro. É claro que no contexto o apóstolo dirige-se aos jovens, porque é de fato o grupo mais tendencioso ao orgulho dentro da igreja. Mas, o momento agora evoca humilhação da parte de todos, porquanto o espírito da época revela uma grossa capa da soberba diabólica que paira sobre todos, até mesmo sobre o povo chamado cristão. Precisamos lembrar que o Deus da Bíblia requer humilhação e que nós os crentes devemos ser marcados por esse viver continuamente.
        O que acontece nas cartas chamadas de “cartas gerais”, os escritores estão como que empurrando os discípulos da cadeira teológica. Muitos gostam de assentar e ouvir Romanos, e muitas doutrinas, mas Pedro, Tiago e João vêm para dar “beliscões”, a fim de que sejamos despertados para agir, para por nossa fé em ação, para deixar a vaidade e a vanglória da carne e do mundo e cairmos perante nosso Deus na santa dependência Dele. Nós somos tão inclinados à vaidade que é necessário que Deus venha e nos dê esses santos “beliscões”; que através de circunstâncias difíceis sejamos despertados para acordar e vê o que está acontecendo. Gostamos de ouvir aquilo que nós achamos bonito, aquilo que nos deixa espiritualmente gordos, a fim de empurrar à humilhação perante Deus.
        O fato é que estamos atravessando dias extremamente perigosos; o nosso “navio” está prestes a afundar nas águas turbulentas deste mundo (Salmo 46), mas parece que os santos estão como Jonas, deitados e dormindo no porão. Satanás com seu mundo e suas hostes infernais estão armados com suas poderosas armas da maldade, da mentira, da malícia e outras atividades contra o povo santo; estamos como sitiados, cercados pelos terrores sem que vejamos tais perigos. Não é momento para humilharmos? Não é o momento para esse despertamento espiritual? Veja amigo leitor o quanto esse assunto é de tremenda importância. O momento agora é para que deixemos nossa festa, nossa zona de conforto; que corramos e nos ajuntemos para buscar do Senhor Seu socorro, assim como fez Josafá quando soube que exércitos inimigos vinham para tomar Jerusalém (2 Crônicas 20).
        Quero, portanto tomar esse verso de 1 Pedro para servir meu povo, aqueles que amam a Palavra e que são despertados pela verdade revelada. No momento estou lutando por isso em minha igreja; anelando que meu povo veja o que está acontecendo e deixando para longe toda vaidade e amor às coisas triviais, a fim de humilhar debaixo dessa potente mão de Deus. Sempre ocorreram dias assim na história, quando tudo parecia perdido e que não havia mais solução, então o povo de Deus se voltou em humilhação para Deus, então as coisas mudaram. Deus sempre atendeu um povo humilde; Deus sempre Se voltou em graça para pecadores humilhados, que se arrependem. Esse é o modo de Deus agir em Sua misericórdia para com os homens. Se o povo Dele está orgulhoso, vaidoso e deixando de lado Sua Palavra, é certo que Ele há de punir esse povo.
        Então, é melhor que acordemos já, neste momento! Creio que a Palavra de Deus é capaz de mexer conosco, por essa razão pregarei nesse tempo, porque almejo ajudar meu povo, despertando-o para a verdade conforme está escrito. Não sei quantos vão ler meus escritos, mas orarei para que meu esforço não seja inútil e que meus “gritos” na pregação sejam ouvidos!

Nenhum comentário: