quarta-feira, 15 de julho de 2015

QUANDO OS HOMENS SÃO ERGUIDOS POR DEUS (3)





“Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus, porque, pelos teus pecados estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. Oséias 14:1,2).
QUANDO OS HOMENS OUVEM AS PALAVRAS MISERICORDIOSAS DE DEUS: “Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus...”.
         Querido amigo, quanta tristeza enche meu coração quando vejo as multidões recusando ouvir a Palavra! Jeremias clamou para que a nação de Israel ouvisse a Palavra. Ó que esse clamor esteja também enchendo nossos pulmões espirituais num grande anseio para que essas almas ouçam a verdade escrita com profundo temor. O texto em Oséias mostra o coração compassivo, cheio de ternura do Senhor para com uma nação rebelde: “Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus...”. Não é a mesma mensagem de agora?
        Isso mostra o quanto os homens estão distantes do Senhor! Estão tão longe que somente o amor de Deus para achegar até eles e comunicar-lhes tal verdade. Amigo leitor, quem pode explicar o amor de Deus? Visto que toda raça está caída no pecado numa situação de angústia e miséria atroz, não podemos deixar de lado a história desse tão grande amor do Senhor que foi capaz de ir, de chegar perto e vislumbrar almas perdidas e incapazes por elas mesmas de achegarem a Deus. Mas o Senhor chega perto; o Senhor não se afasta; Seu santo juízo não se arma imediatamente porque Sua misericórdia triunfa sobre o juízo. É grandiosa essa história, tão grande que nós nem podemos medir o seu tempo e tamanho.
        Onde estão os pecadores? Fugindo de Deus! Não foi assim com Caim? Pois após ter assassinado seu irmão, qual foi sua decisão? Fugir de Deus! Mas mesmo assim o doce Evangelista chegou perto, não enviou ninguém, Ele mesmo foi para exibir Seu coração e assim mostrar a um iníquo que o caminho do arrependimento está livre para chegar a Deus e achar perdão. Mas o Senhor vai mais longe, porque quando um povo está merecendo justo castigo, ainda assim o Senhor tem Sua santa providência. Israel já tinha ensaiado tudo para realizar a maior festa de libertinagem. Já tinha fabricado seu deus e já tinha proclamado a fé deles: “É esse, ó Israel, o deus que lhe tirou do Egito”. Que blasfêmia! Não era o momento certo para a punição certa? Claro! Mas quando o juízo ergueu sua espada, eis que Deus já tinha também posto Moisés como Seu instrumento de compaixão (Êxodo 32).
        Vou mais longe para mostrar o poder destrutivo do pecado e que mesmo assim as misericórdias do Senhor entram em ação. Olhe a situação de Israel quando foi espalhado pelo mundo. Conforme a linguagem de Ezequiel em seu livro cap. 37, a nação não passava de um montão de ossos secos. Que esperança há para ossos secos? Nenhuma! Para um homem como Ezequiel não havia poder algum para tirar a nação daquela condição deplorável de miséria e desprezo. Mas mesmo assim o profeta orou pedindo que o Espírito viesse e restaurasse Israel, dando vida à nação. Naquela visão vemos maravilhas da graça acontecendo; vemos o poder maravilhoso de Deus em fazer coisas impossíveis pelos homens caídos.
        Meu amigo, as palavras do Senhor continuam, porque são palavras vivas e Ele as dirige para pecadores: “Volta ó pecador, para o Senhor teu Deus...”. Não é o momento agora para que você possa ouvir esse chamado de tanto amor? Não é fato que Deus está mostrando a você que o caminho de volta para Ele está aberto? Que a porta para o Paraíso está escancarada para pecadores arrependidos? Não é o momento para que você humildemente venha a Ele para obter perdão e salvação? Não é o momento para achar as riquezas infinitas e eternas jamais achadas neste mundo?

Nenhum comentário: