quinta-feira, 30 de julho de 2015

TEMPO DE HUMILHAÇÃO (2)




“Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus que Ele a seu tempo vos exaltará” (1 Pedro 5:6)
   INTRODUÇÃO:
        Caro leitor, você é um crente? É alguém que realmente tem seus olhos abertos para a Palavra? É alguém que pode ver a situação atual com os olhos da fé bíblica? O avivamento não é urgente?     Não é exatamente isso o que estamos precisando no momento, quando tendemos a dormir; a deitar na mesma cama de comodidade, onde o mundo está deitado?
        Anelo aqui tomar esse tema extraído de 1 Pedro, porque em toda Escritura vemos que o que mais Deus exige do Seu povo, em todo tem e em todo lugar é humilhação perante Ele. Foi isso o que Ele exigiu de Israel em toda sua história e sempre foi isso o que Ele exigiu da Igreja. Alem disso, sabemos pela história da igreja que os dias mais preciosos que ela passou e que até mesmo o mundo usufruiu foram os dias quando a igreja se humilhou. Em nossos dias quando estamos correndo à procura de meios e métodos para o crescimento da igreja, eis que Deus tem o meio correto para o povo que afirma ser o povo de Deus. O método correto é: descer para subir. Resumo isso num termo só: Humilhação.
        É claro que não estou falando de humilhação perante os homens. Mas por outro lado devemos entender o fato que quando não nos humilhamos perante Deus, é inevitável que caiamos perante os homens, para admirá-los e engrandecê-los. No viver não há meio termo, ou caiamos em quebrantamento perante Deus ou cairemos debaixo do cetro do pai da mentira. Quando sentimos o aroma da soberba religiosa do diabo, eis que é certo que estamos prontos para ouvir-lhe a voz e seguir seu programa. Quando isso ocorre é sinal que a igreja precisa da presença da vara punitiva de Deus.
        Quando olhamos com interesse profundo para o texto em 1 Pedro, eis que somos imediatamente levados a tomar a mais terrível decisão que se volta contra a nossa natureza: “Humilhai-vos...”. Foi isso o que Deus exigiu de Israel quando o belo e suntuoso templo estava pronto e foi dedicado. Quando Jerusalém estava lotada e o povo alegre pela maravilhosa construção que simbolizaria a presença do Senhor no meio do Seu povo, eis que Deus mostra a condição para Suas bênçãos: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar...”. Foi a primeira exigência de Deus. O Senhor não estava impressionado com a bela construção; aquilo podia bem encher os olhos do povo, mas não do Senhor. Veja o que Ele diz no final do verso em 2 Crônicas 7:14: “...então, eu ouvirei do céu...”. Notemos bem caro leitor, como o Senhor mostra que aquela construção não passava de algo simbólico, pois o lugar do Senhor é no céu; Seu trono de glória está no lugar Alto e é de lá que Ele ouve as súplicas dos santos.
        É isso o que a igreja hoje precisa saber. Quando estamos buscando glórias daqui; quando estamos buscando sucesso e condição financeira melhor; quando queremos satisfazer a multidão com aquilo que tanto os homens procuram, eis que o Senhor sendo Ele o Rei da glória, o Senhor dos senhores, Aquele que deve ser temido pelo povo santo diz: “Humilhai-vos”. Então, significa que é urgente! A humilhação é o caminho para a graça; é o preparo para a grande atuação da graça. Ele não pede primeiro que oremos, nem que venhamos a trabalhar para Ele. Ele quer corações quebrantados, vidas atiradas ao pó, homens e mulheres em santa confissão e arrependimento.
        Então, dei a introdução e espero em oração que meus leitores venham a considerar essas verdades e que se curvem perante aquele que é Deus! Que logo vejamos o avivamento chegando e que a igreja experimente dias preciosos e o poderoso braço do Senhor em santa atuação beneficiando este mundo que jaz no maligno, mediante a atitude correta da igreja.

Nenhum comentário: