sexta-feira, 17 de julho de 2015

QUANDO OS HOMENS SÃO ERGUIDOS POR DEUS (5)




“Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus, porque, pelos teus pecados estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. Oséias 14:1,2).
QUANDO OS HOMENS RECONHECEM SUA CONDIÇÃO: “...porque pelos teus pecados estás caído” 
        Prezado leitor, quando é que os homens, pecadores indignos e caídos na sarjeta do pecado podem ser erguidos por Deus? Quando é que Deus tira homens da beira do abismo, prestes a cair na perdição eterna, a fim de erguê-los à condição de salvo e santificado? Já pude mostrar o quanto eles precisam ouvir a Palavra de Deus. A surdez espiritual é a mais triste condição do homem no pecado, porque simplesmente não ouve a voz de Deus e a ignora voluntariamente.
        Minha tarefa agora é mostrar a segunda lição que o texto expõe, porque nos introduz na parte mais humilhante ao mostrar a condição do homem. De novo afirmo que a doutrina da depravação total é o tema que mais afugenta os homens da necessidade de conhecer a luz do evangelho. Mas o fato é que Deus jamais retira esse ensino, jamais deixa de anunciar essa verdade, assim como um bom médico mostra a condição tão precária do paciente. Como os homens vão saber que são pecadores? Ora, eles sabem superficialmente; eles sabem o que suas consciências provam e as consequências são evidentes. Mas eles nem sabem o abc do pecado; nem mesmo sabem o que significa esses terrores e o fato que são culpados e que não somente merecem a punição eterna, como também cairão lá.
        Mas quando abrimos as páginas das Escrituras, eis que as Palavras vindas da boca de Deus vêm rasgar nosso coração, como Deus faz nesse texto de Oséias. Deus jamais fez nem fará aquilo que os falsos mestres fazem em sua jornada de engano. Eles simplesmente escondem o problema dos pecadores, porque são como médicos que jamais curaram a eles mesmos. Mas não é assim com o Senhor, porque Ele, em Sua compaixão infinita e sendo o Deus da verdade, mostra a razão porque Ele está chamando homens e mulheres ao arrependimento: “...porque pelos teus pecados estás caído”. Ele não apresenta outra razão; não diz que é  um problema psicológico; não diz que foi o diabo ou demônios que atuaram e que desvirtuaram os homens. Ele claramente afirma que o problema é o pecado.
        Então, tendo essa verdade em mente, sei que preciso reiterar esse assunto, da mesma forma como Deus reitera em Sua Palavra. Se tem algo que os homens precisam constantemente ouvir é acerca de seus pecados, justamente porque eles são constantemente arrancados dessa verdade, a fim de buscar outras fontes de conforto e alívio. Mas o fato é que os nossos pecados nos atirou primeiramente nos portentosos braços da morte: “...estás caído”. Os homens não estão em pé; não estão tentando arrumar espiritualmente suas vidas; não estão tentando arrumar a casa e voltar para Deus. Eles caíram desde o Éden e terrível foi o tombo. Não foi uma queda simples, não foi algo passageiro, assim como tropeçamos e novamente levantamos. A queda no pecado foi um tiro certeiro no coração do pecador e assim tombou na morte. Eis aí o que realmente Deus quis dizer: “...estás caído”.
        Meu caro leitor, será que você pode entender isso? Será que até agora você tem tentado se justificar e dizer a Deus que sua queda não foi tão feia assim? Espero que não! Veja onde você está amigo! Veja como não há qualquer disposição para Deus! Veja como nem consegue mexer um milímetro em direção ao Senhor. Desde a queda o homem está caído, assim como um corpo morto fica no lugar quando tomba ali, assim o pecador continua no mesmo lugar, caído. Mas a maravilha é que o Senhor se aproxima para falar. Eis aí o segredo da vida!

Nenhum comentário: