quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (7)


                        
“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
QUAIS SÃO OS PERIGOS RESULTANTES DA VAIDADE DOS GENTIOS
        O propósito principal de satanás é levar vaidade aos corações; ele enche as almas de vento, daquilo que é nulidade e sem qualquer valor. Os crentes devem fugir dessas coisas e buscar socorro do Senhor em oração e na palavra. As vaidades servem de entretenimentos e retiram as mentes dos verdadeiros valores – os valores eternos. Os crentes estão no mundo, muitos mexem com negócios e ganham a vida trabalhando assim para o sustento de suas famílias. Isso não significa vaidade. A vaidade acontece no coração quando os mesmos interesses dos mundanos contagiam os corações dos santos e eles demonstram isso quando perdem interesse pelos cultos, pela oração, pela palavra e negligenciam suas responsabilidades com Deus.
        O que acontece é que as vaidades encobrem as realidades das coisas, não nos permitem ver a vontade soberana de Deus em tudo, corta de nós a visão do reino de Deus e tudo passa a ser visto à luz das coisas que acontecem aqui. Foi por causa disso que nosso Senhor instruiu seus discípulos em Lucas 6, acerca da preocupação com as coisas desta vida, como comer e vestir. Ele afirma ali que é assim que vivem os gentios. Então, à luz dessa passagem podemos perceber o quanto é perigoso gastar tempo com aquilo que os mundanos tanto amam, mesmo aquilo que é lícito e puro nesta vida. O fato é que satanás pulverizou a criação de Deus com o veneno da vaidade, por isso cuidemos para não sermos sócios desse programa pervertido que ele tem neste mundo e para este mundo.
        Agora é meu dever falar sobre o que a vaidade dos gentios pode produzir nos crentes. Primeiramente, as vaidades operam de tal maneira que o que é lícito e justo pode ser tornar pervertido e cruel. Muitos homens que se entregaram ao trabalho, mas esqueceram dos deveres para com Deus e para com suas famílias, logo caíram em terríveis pecados sexuais e até em atos desonestos, no afã de enriquecerem. Em nossos dias vemos como mulheres deixaram a ocupação dada por Deus a elas de edificarem suas casas, a fim de unir-se ao mercado de trabalho. Logo os resultados aparecem com prejuízos intermináveis e letais. Por quê? A razão é que foram tocados no coração pela vaidade dos gentios. O culto ao corpo é a solenidade deste mundo em nossos dias, e vemos crentes mais ocupados com a beleza física do que com adornos espirituais no viver. Enfeitam a aparência, mas nada há de beleza e santidade de Cristo no coração.
        Assim, a vaidade dos gentios consegue apagar toda e qualquer intenção de avançar em piedade e santidade. É mais fácil viver e gastar-se com a aparência do que com aquilo que somente a fé vê. É raro achar em nossos dias crentes maduros e prontos para ajudar adolescentes e jovens e muitos nem sequer querem buscar ajuda e conselho para um viver que agrada a Deus. A razão de tudo isso é porque o mundo que nos cerca tem revelado suas habilidades incríveis em gerar felicidade e conforto. O mundo inteiro está ao nosso dispor, é só apoderar dele.
        Quanto perigo cerca o crente em nossos  dias! Quanto prazer por estar na comunhão com os ímpios num cinema, num estádio de futebol, num churrasco ou festa de aniversário, do que estar nos cultos, aprendendo da palavra e conhecendo melhor acerca do Deus das Escrituras!

Nenhum comentário: