sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (2)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
INTRODUÇÃO:
        Devo continuar a introdução desse tema, porque eu sei o quanto o povo crente necessita de uma real compreensão acerca desse assunto, caso contrário veremos como satanás se introduz para banalizar as ensinos bíblicos, tão importantes na edificação do povo de Deus. Já mencionei o fato que para participar da comunhão com Deus necessário é ser da família de Deus e isso só ocorre pelo novo nascimento. Quem anda nas trevas desconhece o Deus da revelação bíblica. O que sabemos de Deus em 1 João?
        1.     Ele não é o deus forjado pela invenção religiosa. Facilmente os homens criam uma divindade na mente; facilmente ergue um altar de idolatria no coração. Se a verdade não for exposta e mostrada a condição do homem no pecado, facilmente ele seguirá o caminho contra a verdade; ele irá utilizar as Escrituras somente para adocicar suas mentiras religiosas com um pouco de mel da Palavra de Deus. Vejo como isso acontece em nossos dias, pois milhares ainda amam o mundo e desconhecem no íntimo o Deus da verdade bíblica.
        2.     O Deus da revelação bíblica não pode ser ludibriado pelas astúcias e manipulações dos homens. Podemos iludir homens, igrejas, pastores e outros, mas no tocante a Deus não há qualquer possibilidade. Vemos naquele conhecido acontecimento do bezerro de ouro, como os israelitas pensavam erradamente acerca de Deus, por isso fizeram o bezerro e simplesmente fizeram um culto ao redor de um sistema que queriam implantar no viver da nação.
        3.     Ninguém poderá ser participante dessa família, tendo Deus como Pai, sem que primeiramente seja salvo por Ele por meio daquilo que Ele mesmo preparou. Não há igreja, batismo, moralidade, piedade aparente, obras, etc. que poderá livrar o homem do seu estado de réu, culpado, condenado e longe de Deus (Efésios 2:12).
        Afinal, quem é esse Deus? Quem é o Deus do povo que afirma ser crente e salvo? O mundo vem com suas crenças destituídas de fundamento; milhares afirmam ter Deus no coração, mas sem qualquer base documentada que possa dar firmeza no viver. Para onde iremos se não voltarmos para a Palavra de Deus? Como iremos saber da vida eterna, se não corrermos para essa luz bendita que nos foi entregue na revelação? Não há como! Então, ao abrir nossos olhos para o primeiro capítulo da primeira carta de João, o que vemos? “Deus é luz!” Que resposta simples, objetiva e prática! Que notável contraste com o deus deste mundo! O que vemos aqui é que tudo fica no sigilo; satanás não quer que ninguém saiba da verdade acerca de suas manipulações.Tendo essas coisas em mente, poderemos dar início à viagem por este capítulo e examinar o tema acima, a fim de falar sobre três assuntos que emergem no texto:
        1.     Verdade imutável a ser proclamada fielmente: “...temos ouvido e vos anunciamos”
        2.     Verdade revelada: “Deus é luz!”
        3.     Verdade gloriosa: “...e não há Nele treva nenhuma”.
        Que Ele nos proporcione Sua infinda graça no manejo dessa temível verdade!


Nenhum comentário: