sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA (3)


                               
“Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante Dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele que nos fez e não nós; somos o povo Dele e ovelhas do Seu pastoreio. Entrai pelas portas Dele com gratidão e em átrios com hinos de louvor; louvai-O e bendizei-Lhe o nome. Por que o Senhor é bom e eternas a Sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração” (Salmo 100).
É UMA ORDEM DADA AOS QUE FORAM SALVOS.
        Se os homens não podem e não querem servir ao Senhor, então por que essa ordenança vinda do Espírito Santo aos homens? Darei duas respostas. A primeira basearei na responsabilidade natural dos homens e a segunda do ponto de vista da soberana atuação da graça. A primeira mostra que não há qualquer desculpa da parte dos homens; ninguém escapará por causa da ignorância. Em Apocalipse vemos como Deus vai derramar Seu juízo sobre a face da terra e que mesmo diante das dores agonizantes os homens não se arrependerão de todas as maldades. Quando Paulo pregava naquelas cidades ele encarava o povo idólatra, afirmando que eles eram responsáveis diante de Deus em dar glória a Deus e não aos seus ídolos.
        Na segunda vemos que somente a atuante graça salvadora pode levar o homem a servir a Deus. Foi assim que ocorreu e ocorre onde o evangelho puro e simples é pregado. Em Tessalônica os convertidos atiravam seus ídolos para longe e passavam a servir ao Deus vivo e verdadeiro. O alvo do evangelho é a glória de Deus no viver de homens, caso contrário é ausência de vida espiritual e mera religiosidade natural. Nós viemos do pecado, na queda estávamos à serviço do pecado, conforme vemos no ensino dado por Paulo em Romanos 6. Não há meio termo, ou servimos a Deus ou estamos trabalhando para o pecado dia a dia. Quando homens se convertem eles passam a servir a Deus com alegria; eles se tornam servos voluntários do Senhor. A graça opera assim e é isso o que se espera de cada crente neste mundo.
        Quando Davi cometeu adultério e assassinato, ele viu o quanto todo seu viver e reinado estava manchado pelo pecado e como o pecado estava perto dele, anunciando que agora ele estava à sua disposição. Por essa razão Davi clamou a Deus por purificação e graça, a fim de voltar a servi-Lo com prazer (Salmo 51). José no Egito compreendeu que foi Deus quem lhe havia enviado para lá, a fim de trazer livramento ao mundo da terrível fome que veio durante sete anos seguidos. Abraão compreendeu que tudo o que tinha vinha de Deus e prestou serviço ao seu Senhor enquanto aqui viveu.
        E nós? O que devemos fazer? Não é a mesma coisa? O evangelho moderno luta desesperadamente, a fim embutir nas mentes o pensamento profano de que Deus vive para servir aos homens; que os homens são vítimas da situação e que merece todo conforto aqui. Até dentro das igrejas esse espírito de engano e de busca de conforto material entrou. É o engano do pecado que tomou forma através da prosperidade material. Fujamos disso! Os crentes foram chamados para servir: “Servi ao Senhor com alegria!” Essa ordem é dada ao todo salvo e eles compreendem isso. Que o Senhor venham com misericórdia sobre Seu povo, para nos livrar das garras destes dias maus e nos levar à humilhação, a fim de que prestemos serviço a Ele com alegria em nossos corações.

Nenhum comentário: