terça-feira, 8 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (3)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
       VERDADE IMUTÁVEL A SER PROCLAMADA: “...o que temos ouvido e vos anunciamos”
       A lição (creio eu) mais notável no texto acerca da comunhão existente eternamente na divindade mexeu com o coração dos apóstolos: “O que temos ouvido e vos anunciamos”. Aliás, a presença do Senhor Jesus na vida daqueles homens foi a experiência mais gloriosa que eles tiveram, assim que seus olhos foram abertos para ver as verdades concernentes à revelação. João disse que tocou no Verbo da vida. Notemos bem que aqueles homens não viram mera criatura, nem mesmo a presença de um anjo, mas sim a divindade que havia se encarnado: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...”. E isso foi tão marcante que eles queriam passar para todos. Paulo fala sobre isso em Filipenses e Pedro fala também em sua segunda carta.
       Então, não foi algo inventado pelos homens, pois eles receberam revelação da própria glória de Deus, coisas inefáveis, jamais entendidas nem recebidas aqui. Eles estavam cheios de temor, conscientes da pecaminosidade deles, por essa razão fala com os crentes na base que todos são pecadores, imerecidos e indignos dessas maravilhas oriundas da graça. Assim, o texto é algo humilhante, pois não dá lugar para nosso orgulho, vaidade, pois estamos diante do Todo-Poderoso e da comunhão que sempre existiu na divindade, e as palavras usadas para nossa compreensão são Pai e Filho. Não há possibilidade de entrar nesse recinto santo sem purificação; não há como subornar Deus. Podemos lembrar como os sacerdotes no Velho Testamento eram orientados a seguir com rigor as exigências divinas para suas atividades no Tabernáculo e posteriormente no Templo em Jerusalém.
       Estamos presenciando em nossos dias como cresce o culto ecumênico e é tal culto que fervilha a ideia de uma divindade pagã, de que todos podem chegar, porquanto têm muitos mediadores e que todos são de Deus e que um dia morrerão e irão para o céu. Mas, longe de aceitarmos tais pensamentos e ensinos tão carregados desse veneno. Tomemos apenas 1 João 1 para assegurarmos que não há possibilidade de acesso do homem à comunhão com Deus, senão por meio de uma conversão humilde e sincera, na busca por perdão e purificação de seus pecados por meio do sangue do puro Cordeiro de Deus.
       Além disso, essas revelações Deus as entregou aos Seus servos e era requerido fidelidade da parte deles. É impossível conhecer o Deus da bíblia sem se humilhar atemorizado perante Ele. Foi sempre assim que Deus lidou com aqueles que Ele mesmo chamou e enviou à pregação da Sua Palavra aos homens. Deus nunca entregou Seus santos ensinos ao Seu povo sem que primeiro levasse os crentes à humilhação diante Dele. Foi assim com Israel, e vemos isso especialmente no livro de Deuteronômio, onde Deus mostra as atitudes rebeldes de Israel. Foi assim também com a igreja. É impossível ler Efésios 2 sem nos humilharmos. Assim somos mantidos no pó, a fim de que jamais venhamos a nos exaltar. Fomos tirados do pecado, das trevas para a luz, da morte para a vida, da condição de filhos do diabo para filhos de Deus. Tudo para que cultuemos ao Senhor que usou de compaixão com nossas almas!
      


Nenhum comentário: