sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (6)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
        VERDADE REVELADA: “Deus é luz...”
        Todos devem saber que Deus revelou a Si mesmo e essa revelação é chamada de “luz”. Significa que tudo aquilo que os homens precisam saber de Deus lhes foi entregue. Temos duas revelações que Deus apresenta aos homens. A primeira é a revelação natural, onde todos os homens, em todos os lugares e de toda raça podem ver através da criação a glória desse maravilhoso Deus. A criação divina é como se fosse uma imensa bíblia; foi estendida para que todos os olhos possam ver e para que todos os ouvidos apurassem essa pregação que anuncia a glória de Deus. Paulo fala sobre isso em Romanos 1, a partir do verso 18. Basta essa revelação posta diante dos homens para que todos os homens sejam indesculpáveis perante Deus e Deus usa tudo isso para julgar os homens, os quais não se curvam para adorar o Senhor, mas sim a criatura.
        As Escrituras formam a revelação espiritual de Deus. Notemos bem que para entrar nesse recinto sagrado somente os crentes são convidados, porque a revelação escrita de Deus somente a fé pode receber, porquanto nada tem que satisfaça a curiosidade pecaminosa do homem: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus...” (1 Coríntios 2:14). Na bíblia Deus revela aos homens Sua tão grande salvação; Deus anuncia ao mundo Seu imenso amor aos pecadores, enviando Seu Servo sofredor ao mundo para conquistar na cruz uma tão imensa salvação.
        Ora, é exatamente isso o que vemos em 1 João 1. Deus não anuncia outra coisa aos homens, Ele simplesmente avisa acerca de Si mesmo que Ele é luz. Tal mensagem é de grande importância aos homens, porque não há como enganar a Deus; não há como passar despercebido por Ele; não há como invadir o terreno santo de Sua presença nem participar de Sua família celestial, sem que tenha nascido de novo. O que Ele ensina é que todo ser do homem há de ser revelado; que todo coração será descoberto como pecaminoso, vil e enganoso. Assim, o que vemos em 1 João 1 é uma mensagem claramente humilhante para nós e que não há como enfrenta-la sem que nos humilhemos.
        Foi essa a mensagem que Deus entregou aos homens por meio dos Seus servos, desde o Velho Testamento. Quando João Batista veio aquele homem entregou a Israel essa mensagem que mexeu com toda população. Os setenta discípulos foram recrutados para pregar essa mensagem quando saíram de dois em dois, indo de cidade em cidade. Essa foi a mensagem pregada pelo Senhor Jesus; nosso Senhor não teve medo em encarar os judeus perversos; enfrentou toda oposição e não voltou sequer um milímetro no desafio de pregar o que Lhe foi entregue pelo Pai.
        E foi assim, também com os apóstolos. Não houve promessa de que o mundo os receberia com prazer; não houve promessa de que ficariam ricos. Pelo contrário, eles encontraram perante a face dele um mundo perverso e assassino, justamente porque a mensagem que eles revelava suas manipulações e condenava aqueles líderes religiosos com suas consciências culpadas. O resultado era sempre a glória de Deus, a salvação dos perdidos e maior condenação dos que se mantinham endurecidos.

Nenhum comentário: