sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (10 de 10)


                
“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
VERDADE GLORIOSA: “...e não há Nele treva nenhuma”.
        Para encerrar este assunto, pergunto aqui o que tudo isso que vimos acerca desse Deus representa? Há como enganá-Lo? Não! Ele é Deus! Ele é luz e tudo está patente perante os olhos Daquele diante de quem homens e mulheres hão de prestar contas. É no engano do pecado que os homens pensam que Deus é igual aos homens, talvez um pouco mais eficiente. Eles desconhecem o poder da divindade; nada sabem acerca daquilo que nos foi revelado em Sua palavra escrita, por isso os homens agem assim.   Então, como pode o homem andar na comunhão com um Deus santo e temível? A porta de acesso está aberta aos pecadores e o próprio capítulo 1 de 1 João nos mostra isso. Não foram os homens quem abriram tal porta; não foram os anjos, foi o próprio Deus; foi o majestoso trabalho da graça e cada pecador arrependido pode ver que há claridade ali e a placa da graça anuncia aos homens: “E o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado”. Eis aí o segredo para andar com Deus. Tentar outros meios resultará em prejuízo para qualquer um que tentar. Não tem outra rota para o céu; o caminho é estreito e os salvos andam triunfantemente com o Senhor.
        Também, não esconderijo para Deus. Eu posso argumentar com os outros que eu ando com Deus; posso enganar a mim mesmo ao afirmar que sou evangélico e que adoro, cultuo, oro e busco a Deus. Mas o fato é que se eu estiver sem a luz da verdade em meu ser, estou perdido. Não demora muito para que logo percebo que meu viver é tortuoso, que ando no engano do pecado. Não estamos aqui tratando desta ou daquela denominação evangélica; não estamos lidando com hábitos externos do viver. Estamos lidando com Deus e é Ele mesmo quem chama os pecadores para andar com Ele, participar de Sua família e morar com Ele no céu.
        Ora, isso é motivo de plena satisfação para o crente. O salvo está tão seguro de sua salvação que ele não tem medo. Ele está ciente que nada era, que nada podia fazer para ser um crente e ser filho de Deus pelo novo nascimento. Tudo foi feito por Deus em seu favor e agora desfruta dessa doce comunhão dia a dia. Tudo para o crente é plena luz; tudo chegou com clareza perante seus olhos; toda verdade da redenção e do grande livramento da condenação brilhou em seu ser. Muitas coisas ele ainda não sabe; muitas coisas ele ainda está aprendendo e irá aprender, mas ele prossegue firme assim. Nosso Senhor mesmo afirmou: “Quem me segue não andará nas trevas (João 8:12). Isso mostra o quanto os verdadeiros crentes carregam no íntimo imensa satisfação, devido a luz da verdade que brilhou em seu ser.
        Por outro lado, em sério e terrível perigo anda os não salvos, porque a verdade é que Deus persegue com trevas Seus inimigos (Naum 1:8). A escuridão é uma arma poderosíssima nas mãos de Deus e quando Deus a utiliza, certamente não há quem possa escapar. O evangelho celestial vem convidar homens e mulheres arrependidos, para que conheçam o Salvador que veio ao mundo para trazer-lhes tão grande salvação. Quando pecadores se convertem a Cristo, eis que é a voz de Deus dizendo: “Haja luz!” aos pecadores que jaziam nas trevas do pecado.

Nenhum comentário: