quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (4)


                     
“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
        VERDADE IMUTÁVEL A SER PROCLAMADA: “...o que temos ouvido e vos anunciamos”
        O texto mostra como é seguirá o desenrolar de todo primeiro capítulo dessa incrível carta. João tem uma mensagem que lhe foi entregue; ele era um apóstolo, foi enviado por Deus para transmitir às igrejas as maravilhas desse Deus que chama homens pecadores à sua comunhão. Mas ele não faz isso dando sua opinião própria, ou mesmo contando sua experiência. A mensagem dele era que Deus é luz e que não há ninguém na face da terra que possa se atrever a entrar na comunhão da divindade sem que conheça a verdade desse Deus. Nem mesmos os apóstolos, pois eles eram homens iguais a todos. A mensagem que os servos do Senhor recebem Dele deve ser entregue como Ele ordenou; não pode ser adicionada qualquer coisa.
        Deus não entrega a mensagem do céu a qualquer pessoa; deve ser apenas aquele que Ele mesmo comissiona para tal função. A mensagem do céu revela a glória de Deus, mostra Seus mistérios e deve ser entregue por homens que conhecem bem a verdade e têm o temor do Senhor. Satanás tem medo das Escrituras, porque elas denunciam seu reino maligno e mentiroso na face da terra. Aqui no mundo não há nenhuma escola ou faculdade que promova o conhecimento de satanás ou de Deus; toda realidade acerca daquilo que é invisível está oculto aos olhos dos mais sábios deste sistema mundano. Por isso satanás se ocupa em atacar os verdadeiros servos do Senhor e persegui-los. A verdade conforme as Escrituras é a luz do céu entrando e brilhando num mundo mergulhado na escuridão.
        Então, vemos que o texto em 1 João aparece em forma de advertências: “Deus é luz...”. Significa que não há como subornar Deus; não há como andar com Ele e ao mesmo tempo andar nas trevas; não há como dizer que pertenço a Ele e ao mesmo tempo trilhar este sistema mundano de vida aqui. Podemos dizer que somos crentes, que pertencemos a alguma igreja, que fomos batizados e que cremos em alguma coisa. Mas nada disso terá qualquer valor se a pessoa não estiver andando na comunhão da filiação da família de Deus. Como poderemos entrar nesse lugar santo, puro, onde brilha a verdade, sem que tenhamos nascido de novo? É impossível!
        Aparece também em forma de juízo, porque qualquer endurecimento contra Deus significa manifestação do odioso orgulho. Na família de Deus não há lugar para mentalidade mundana, nem para a natureza corrompida e divorciada de Deus. Toda tentativa é vã e a pessoa está mentindo e enganando a si mesma. Ela tem que ser tirada das trevas para essa maravilhosa luz (Colossenses 1:13). A religião moderna mostra ser exatamente esse tipo de religião adaptada à natureza pervertida dos homens.
        Mas o Deus da bíblia não mudou e Ele lida com os homens na base da Sua misericórdia. É essa compaixão do Alto por homens pecadores que é o destaque desse primeiro capítulo. Deus está abrindo os olhos espirituais daqueles que antes eram cegos, a fim de que vejam Seus pecados e buscar no sangue do Filho a remissão de seus pecados.

Nenhum comentário: