terça-feira, 8 de janeiro de 2019

SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA (1)


                               
“Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante Dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele que nos fez e não nós; somos o povo Dele e ovelhas do Seu pastoreio. Entrai pelas portas Dele com gratidão e em átrios com hinos de louvor; louvai-O e bendizei-Lhe o nome. Por que o Senhor é bom e eternas a Sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração” (Salmo 100).
INTRODUÇÃO:      
Quanto amo esse Salmo! Quanto devem os crentes amar esse Salmo! Só o primeiro verso apresenta 3 ordens aos homens: “Celebrai, servi e apresentai-vos”. Será que podemos entender essas ordens? Não há dúvida que elas não foram dadas pela lei, porque ninguém consegue obedecer tais ordens, a não ser que receba pela poderosa graça. Os verdadeiros crentes sempre existiram desde o Velho Testamento e eles recebiam essas ordens vindas do Espírito Santo com real prazer em seus corações. O conhecimento de Deus envolvia todo ser deles e eles amavam o Senhor com prazer.
        Mas, o que mais destaca nele é o fato que todas as terras são convidadas isso. A adoração a Deus ultrapassa todas as barreiras culturais e envolve todas as tribos e raças. A aliança da salvação foi feita com Abraão, a fim de abençoar todas as famílias da terra. Quando Israel nem existia de forma embrionária, eis que homens como Noé, Enoque, Jó e outros serviram e adoraram o Senhor. E mesmo com o nascimento e organização da nação israelita, sabemos que gentios se tornaram participantes das mesmas bênçãos dadas aos judeus. Foi obra da portentosa graça que chamou Rute – Moabita, para se tornar participante do povo de Deus. Foi rica graça que despertou a prostituta Raabe para ajuntar-se ao povo judeu com toda sua família. E podemos ver que foi assim que Deus atuou compassivamente com pessoas de todas as nações, mesmo no Antigo Testamento, a fim de gentios e judeus se ajuntassem para servir, celebrar e apresentar-se perante o Deus do céu.  
        Então, é certo que é esse Salmo é profético, porquanto transcende a lei, aos judeus e invade o mundo inteiro. Esse Salmo está ligado à promessa que Deus fez a Abraão, que abençoaria todas as nações na terra. Assim vemos que esse Salmo é o resultado da graça atuante do Senhor, por meio do evangelho. Esse Salmo é muito mais para nós agora; ele tem brilho reluzente aos olhos dos que creem. Ora, Deus tem tirado um povo do meio dos judeus e dos gentios, a fim de que esse povo venha a servi-Lo com alegria. Esse é o propósito do evangelho e seu fruto deve resultar nesse santo serviço prestado pelo povo Dele diariamente. Quantas lições maravilhosas! Elas são motivo de luto para a natureza do velho homem caído em Adão, mas para os salvos é motivo de uma alegria que aparece em santo temor; é motivo de grande aprendizado na graça e é motivo um caminhar em maturidade, vitória contra o mal e glória para Deus na terra.
        Então, os que amam ao Senhor quererão entrar nesse santo recinto; querem contemplar pela fé o Senhor que lhes amou e querem cair aos Seus pés, adorá-lo de coração e servi-lo com todo vigor em todos os aspectos de suas vidas aqui na terra. Não é isso maravilhoso?

Nenhum comentário: