segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (2)


                             
“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
O PERIGOSO ENVOLVIMENTO COM OS GENTIOS: “...na vaidade...”
        Na primeira página pude introduzir o assunto e espero que tenha sido bem-aventurado nessa introdução, a fim de chamar a atenção de meus leitores. Acredito que boa parte dos crentes esqueceu, ou nem mesmo examinou o assunto sobre o perigo que envolve o companheirismo e comunhão com os não crentes, chamados em Efésios de “gentios”. Em nossos dias (especialmente aqui no Brasil) vejo o quanto os ímpios, envolvidos em terríveis maldades, não cessam de empurrar os crentes, de uma forma ou de outra para que caiam como eles caíram. O mundo odeia o Senhor, a justiça Dele e santidade do povo de Deus. Por essa razão eles lutam perseguindo os crentes, a fim de que eles caiam, vivam como eles vivem e não perturbem o estilo de vida deles.
        Preciso agora mostrar os perigos que envolvem os laços de amizades. Reitero isso porque tenho acompanhado a queda de muitos. Conheci uma senhora que era muito ativa na igreja, na oração e na disposição para o trabalho de Deus. Mas aos poucos ela foi perdendo o interesse pelas coisas de Deus e assim foi sendo influenciada por más e perigosas amizades, até que a queda feia veio. As exortações bíblicas são constantes, para que não nos envolvamos com as trevas, para que não tenhamos comunhão com perversos, os quais tanto odeiam Deus. Não estou falando que devemos odiar as pessoas, ou desprezá-las. Quando estamos colocados em nosso lugar de obediência a Deus e cumprindo nosso dever, então podemos sim ser úteis na vida das pessoas que não conhecem o Senhor. No palácio da Babilônia, Daniel e seus três amigos foram extremamente úteis na vida de todos ali, porque se separaram para Deus.
        Quero tomar o texto de Efésios, a fim de mostrar o que passa no coração do ímpio. O coração do homem só pode ser desvendado pelas Escrituras, por isso a bíblia nos leva até a esse recinto oculto e obscuro. A palavra usada por Paulo no texto é “vaidade”: “...na vaidade dos seus pensamentos”. Este termo é muito usado em toda Bíblia, como por exemplo no Salmo 24: “...que não entrega sua alma à vaidade”. A bíblia está sempre mostrando que os gentios, os não salvos, incrédulos e odiadores de Deus vivem na vaidade. “Vaidade” significa que tudo o que eles fazem resultará em nada. Noutras palavras, pudéssemos abrir a mente do ímpio veríamos que ali tem nada. É como uma bola de futebol. O resultado do que eles pensam e põem em prática no viver resulta e resultará em nenhum proveito.
        Não sei se pude ser claro e prático na definição, mas creio que para um bom entendedor da verdade, meia explicação basta. A vida de milhares chamados crentes hoje tem produzido exatamente nada. Os crentes não foram chamados para isso; os crentes são plantações diletas de Deus e é para que eles produzam fruto (João 15). Se não houver fruto no viver, então para que servirá. O grande Deus há de arrancar toda árvore que não dá fruto no viver. Que o Senhor tenha compaixão de nós, seus filhos e servos, pois vivemos num mundo cheio desse fervor por paixões, práticas cruéis e somos chamados continuamente para o conforto dos mundanos. Enquanto isso o nome do Senhor tem sido motivo de escândalo e de desonra no meio dos gentios.

Nenhum comentário: