quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA (7)



“Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante Dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele que nos fez e não nós; somos o povo Dele e ovelhas do Seu pastoreio. Entrai pelas portas Dele com gratidão e em átrios com hinos de louvor; louvai-O e bendizei-Lhe o nome. Por que o Senhor é bom, e eterna a Sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração” (Salmo 100).
POR QUE DEVEMOS SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
        A atuante graça prova o quanto Deus foi compassivo para conosco – os salvos. Não foi um trabalho da lei, nem obra de qualquer organização religiosa, nem bons costumes religiosos passados a nós por nossos pais. Tudo isso nada fornece de base para sustentar um coração temente e pronto para servir ao Senhor com alegria. Na salvação a graça opera novo coração, conforme a promessa do Deus que salva perdidos. Essa salvação foi tão grandiosa que envolveu todo nosso ser aqui, a ponto de mudar nossa disposição, a qual antes era dedicada aos ídolos, mas que agora prontamente se voltou para servir ao Senhor. O cenário da salvação em Cristo é tão grande que os crentes têm uma visão de 360 graus no que tange a eternidade. A realidade das coisas foi posta perante nossos olhos e agora vemos o quanto éramos loucos em viver no pecado e que o temor ao Senhor nos impulsiona a deixar tudo para servi-Lo.
        Também, fomos libertados da tirania do pecado para servir Aquele que nos libertou pelo conhecimento da verdade. Salvação que mantém o homem ainda preso às iniquidades, não é salvação bíblica. Vemos em Colossenses o testemunho de Paulo com respeito àqueles irmãos em Cristo, como a tão grande salvação mudou completamente suas vidas, pois queriam servir ao Senhor na igreja em disposição de fé, no poder do amor e na certeza da esperança. Aliás, fomos postos neste mundo para servir. No pecado os homens vão servir ao pecado; salvos na graça os homens vão servir a Deus. Satanás não contava com esse maravilhoso e inexplicável serviço da salvação. Satanás na queda contava com toda humanidade para servi-lo no estabelecimento do seu império de trevas aqui. Aos olhos dele não havia qualquer esperança contra a rebelião dos homens. Mas foi a graça que agiu e mostrou o quanto satanás e seu reino de trevas foram pegos de surpreso.
        Não precisa da lei para nos estimular ao serviço, porque a lei provou que nada pode. Os homens, mesmo diante da imensidão da bondade de Deus, estão sempre prontos para dar as costas ao Senhor e esquecer de todo bem. No pecado os homens são como serpentes, prontas para picar e matar. Mas na obra da graça tudo é diferente, porque Deus opera mudando corações. A graça trouxe a paz com Deus; a graça em sua força arrancou as armas da rebelião do homem e postou o homem em humildade e santo temor ao Senhor. Assim, o texto do Salmo 100 revela aquilo que se espera do homem crente. Ele quer servir ao Senhor. Mesmo com toda dificuldade e luta contra a carne e contra o mundo, ainda assim os santos reúnem forças para servir ao Senhor. Ele não quer mais o mundo; distanciou-se de satanás e do pecado para abrigar-se no amor de Deus; o reino onde habita agora é o reino do Filho de amor do Senhor. Tudo isso não mostra o valor glorioso em servir ao Senhor com alegria?

Nenhum comentário: