segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

ANDANDO NA COMUNHÃO COM DEUS (7)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...”
VERDADE REVELADA: “Deus é luz...”
        Ao revelar Sua graça e Seu amor aos homens por meio de Sua Palavra escrita, certamente Deus nos outorgou uma revelação especial. E quão grande é o privilégio dos homens! Mais ainda amplia a responsabilidade para todos quantos podem receber o livro de Deus! È óbvio que tal revelação é motivo de ódio de satanás, pois a bíblia é o livro que descobre quem é ele e qual é o jogo de mentiras feito por ele neste mundo. Satanás é o pai da mentira (João 8:44), por isso ele se mantem oculto, ou nas trevas; tudo ele faz para que o mundo inteiro seja mantido em seu sistema “cavernoso”, onde nenhuma luz a seu respeito venha a brilhar. A vinda do Senhor Jesus ao mundo, conforme o que está escrito é motivo de pavor para o príncipe das trevas e para aqueles que se mantêm em seus pecados: “A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz” (João 3:19).
        Qual foi o propósito de Deus nessa revelação? É o conhecimento da Palavra escrita que nos leva ao real conhecimento de Deus em Sua graça, misericórdia, compaixão e salvação, o que a revelação natural não podia mostrar. Outro detalhe é que é por essa revelação escrita que Deus mostra aos homens o caminho certo da salvação. Tudo está nas Escrituras para conceder aos homens o que eles precisam para conhecerem a conquista de Deus por meio do Filho Dele, a fim de dar aos perdidos o perdão de Seus pecados. Até mesmo a fé é concedida aos pecadores, a fim de que eles corram para esse lugar santo (Romanos 10:17). É claro que nem todos têm acesso a essa revelação. Milhões e milhões jamais conheceram a palavra de Deus; muitos morreram espiritualmente cegos; muitos tiveram a bíblia, mas pelo fato que foram endurecidos por Deus, jamais puderam conhecer os fatos concernentes a salvação. Quando Deus enviou Isaías, a tarefa daquele profeta não foi levar salvação, mas sim endurecimento à nação de Israel (Isaías 6).
        Assim, a revelação escrita é perfeita luz, tem seu brilho exato que os pecadores precisam: “Deus é luz” e não é como a luz do sol que é impedida por elementos físicos de entrar em algum recinto. Não há sombras na revelação de Deus; tudo é claro e tudo aparece no tocante aos homens. Não há como ficar escondido diante da revelação escrita, pois quando a mensagem é pregada com poder ela vem esclarecer tudo acerca da condição do homem no pecado. A palavra de Deus descobre o coração, chega onde ninguém mais pode chegar, a fim de mostrar os horrores do pecado no recôndito: “Eis que te agradas da verdade no íntimo e no oculto me fazes conhecer a sabedoria” (Salmo 51:6).
        Mas, o propósito mesmo é trazer salvação aos homens. Quando Deus abre os olhos dos pecadores eles veem que toda provisão de Deus está em Cristo para tratar com seus pecados. Todos os homens que chegam em humilhação e contrição encontram salvação perfeita em Cristo: “E o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1:7). É verdade que tudo isso humilha o pecado, pois revela toda desgraça de seu viver no pecado. Porém, os benefícios são preciosos e eternos, pois enche os corações da alegria que jamais conheceram antes (Lucas 1:68).

Nenhum comentário: