quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (4)



“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
O PERIGOSO ENVOLVIMENTO COM OS GENTIOS: “...na vaidade...”
        As principais advertências de Deus ao Seu povo no Velho Testamento foram dadas para que a nação se desviasse dos costumes dos gentios. O livro de Levítico, capítulos 18 a 20 é Deus mostrando os perigos daquelas nações que iriam ser punidas por Deus, devido às práticas de suas maldades. A principal atividade deles em relação ao povo de Deus seria desviar o povo de Deus, a fim de que adorassem e servissem seus ídolos. Ora, os crentes devem saber que os ímpios são os principais instrumentos de satanás, a fim de desviar os crentes do Senhor e fazê-los amar o mundo. Em todos os anos do meu ministério sempre percebi que os crentes facilmente se corrompiam quando se uniam com incrédulos. Não demorava muito para que eles inventassem desculpas e assim afastassem de Deus e de Sua Palavra.
        Foi por causa disso que Paulo exortou os crentes, a fim de que não se amoldassem aos princípios deste presente século pervertido. As vaidades mundanas têm forte poder para amoldar nossos corações, criar idolatria e afastar-nos do caminho de fé, disciplina e santidade. Os crentes mais experientes sabem o quanto Deus utiliza disciplina para tirar de nós aqueles hábitos antigos que tanto nos induziam às maldades. Satanás nunca para em suas manobras para derrubar os crentes. Quando ele não o faz diretamente, ele utiliza meios indiretos. Quando não fez com que Balaão amaldiçoasse o povo de Israel, não demorou muito para usar o mesmo Balaão para levar os homens de Israel à queda com as midianitas (Números 5).
        Os mundanos são terríveis em suas práticas; não há mudança neles, a não ser para pior. Os só param um pouco em suas práticas de vaidades quando os crentes por perto vivem em santidade e influenciam suas vidas. Caso contrário eles prosseguirão perturbando os santos e armando ciladas para que eles venham a cair ao longo do caminho. Por essa razão Paulo exorta para que não tenhamos comunhão com eles; para que fujamos dessa união entre as trevas e além, porque não há como comungar com eles. Em 1 João é dito que estamos no mundo, mas que não somos do mundo. Podemos à distância brilhar, assim como o sol fica distante da terra, mas tem poder para iluminar o planeta inteiro. Mais perto do Senhor, mais comunhão com Ele, mais ligado à palavra fiel, melhor para nós e até mesmo para o bem de parentes, amigos e vizinhos incrédulos.
        Muitos se afastam tanto da palavra de tal maneira que se afastam do Senhor. Muitos não são crentes de coração, porque se desviam de tal maneira que são levados pela poderosa influência ímpia e pervertida deste mundo. Conheci alguns que davam impressão de que eram crentes, mas a força brutal do mundo dominou suas vidas e eles voltaram para brindar as festas dos prazeres com os perversos. Estavam com os crentes anteriormente, mas não eram sinceros crentes em Cristo, por isso voltaram para o lugar que tanto amavam. Ninguém pode segurar um ímpio como ovelha, porque não é ovelha. Ninguém pode prender um mundano num ambiente santificado pela graça, a não ser que o ambiente venha a se corromper com práticas mundanas.


Nenhum comentário: