sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (8)


                        
“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
QUAIS SÃO OS PERIGOS RESULTANTES DA VAIDADE DOS GENTIOS
        Na tentativa de ajudar os crentes em Cristo e alertá-los contra o perigo de envolver-se com os ímpios, creio que agora é o momento para isso. O que a vaidade dos gentios pode produzir nos crentes. É óbvio que a vaidade não há de produzir bênção e enriquecimento espiritual. O que podemos nós receber deste mundo? O que um mundo sem Deus pode nos dar? À medida que avançarmos na fé e no conhecimento do nosso Deus, sem dúvida estaremos despertados para ver as coisas do ponto de vista bíblico. Realmente não sei se serei completo na lista de problemas gerados pela vaidade dos gentios no andar dos crentes aqui, mas espero que o que segue seja de utilidade na vida de sinceros irmãos em Cristo.
        1.     A vaidade dos gentios apaga toda e qualquer intenção do crente avançar em piedade, santidade e amor. Ela anula os interesses santos, despertados pelo Espírito Santo no coração. Posso perceber que quando os crentes começam a interessar pelo que os ímpios amam e buscam, não demora em que eles desviem da verdade bíblica. Os trabalhos do pai da mentira são feitos sigilosa e paulatinamente, a fim de derrubar os fieis. Desarmando os santos de Deus, eis que satanás caminhou longo caminho em seus projetos em expandir seu reino de ódio, maldade e terror neste mundo. Os crentes são as “pedras no sapato” de satanás, pois militam pela verdade e contra a mentira.
        2.     Mantem o coração vazio, porque por fora está ocupado com entretenimentos. Esse é o segredinho do esperto pai da mentira neste mundo. Se ele puder há de envolver todos com suas ocupações aparentemente belas e inocentes, e muitos são os crentes que não estão caindo nos ardis do diabo. Aquilo que parece ser tão bom e sem aparência de maldade, torna-se a mais poderosa arma do diabo, tirando o crente da palavra, da oração, do culto, da santidade e da caminhada rumo ao lar celestial. Muitos gentios são pessoas boas, educadas e que não gostam de muitas maldades praticadas no mundo. Mas eles não são crentes em Cristo, por isso são estranhos à aliança de Deus com Seu povo e vivem sem Deus no mundo. Foi o envolvimento com o perigoso rei Acabe que fez com que Josafá não percebesse sérios perigos, os quais afetaram sua família após a sua morte (2 Crônicas 20 e 21).
        3.     Apaga o amor e o viver se torna egoísta, ocupado consigo mesmo. Quando envolvemos com os mundanos, o mundo também passa a ser nossa atração. Quando vemos a alegria e euforia dos incrédulos com aquilo que o mundo lhes oferece, sabemos o quão perigoso é para o crente. Foi amando o presente século que alguns companheiros de Paulo o abandonaram; foi olhando o conforto que os mundanos têm que Pedro mostrou ser um covarde, a ponto de negar seu Senhor. Os incrédulos buscam seus interesses e nós os crentes devemos ser altruístas, corajosos em servir uns aos outros. Se não cuidamos logo assemelharemos a este conceito de vida sem compaixão e tão vazio que o mundo oferece. Se crentes vivem gastando dinheiro com os entretenimentos mundanos, que prazer terão para estar com o sofrido povo de Deus na igreja? Que alegria e coragem terão para orar?

Nenhum comentário: