terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A VIDA DE VAIDADE DOS ÍMPIOS (10)


                               
“Isto, portanto digo, e no Senhor testifico, que não andeis mais como os gentios, na vaidade do seu próprio entendimento” (Efésios 4:17)
QUAIS SÃO OS PERIGOS RESULTANTES DA VAIDADE DOS GENTIOS
        3.     A vida de vaidade dos ímpios apaga o amor e o viver do crente se torna egoísta, ocupado consigo mesmo. Não é exatamente isso o que está acontecendo em nossos dias? A mentalidade mundana equipou a igreja com um estilo de vida completamente oposto aos ensinos santos e altruístas que aprendemos, vindos do nosso Senhor. O cristianismo atual não passa de uma caricatura do cristianismo de antigamente, quando homens e mulheres levavam a sério o viver que agrada a Deus. Hoje o mundo chegou e saudou os chamados crentes e eles se tornaram semelhantes aos ímpios no viver. Eles têm dinheiro para passear, ir ao restaurando, cinema e comprar tudo o que é de bom para ter aquilo que agrada a carne dentro de sua própria casa. Não há nenhuma ocupação em agradar a Deus em nossos; não há qualquer sinal de pessoas que querem levar a cruz, lutar contra o mal, negar a carne e dispor a vida para orar, suplicar, interceder e buscar em compaixão a salvação dos perdidos.
        Até mesmo nas igrejas a ocupação se volta para aquilo que cada um gosta. Se tiverem as músicas que me agradam, é ali que eles querem estar. Se tiver o pregador que prega a mensagem que eles gostam de ouvir, é exatamente ali que eles querem assentar para ouvir. Não há mais o espírito de sofrer com o povo de Deus e de buscar a glória de Deus. Com essa terrível ausência dos valores santos e piedosos presenciamos o mal entrando na igreja e nas famílias, tudo porque o estilo carnal e mundano de vida dos ímpios foi abraçado por aqueles que se intitulam de “evangélicos”.
        4.     A vaidade faz o crente desvencilhar-se da luta em oração, busca de santidade e de um bom testemunho. Basta que um pouco do fermento do mal penetre nas igrejas e no viver individual dos crentes para que o testemunho cristão caia por terra. Tenho presenciado como muitos começam a defender as vidas tortuosas; como passam a dar mal testemunho no meio dos incrédulos e por isso não há mais a presença do Espírito Santo em trazer convicções de pecado na vida. Com isso boa parte dos incrédulos atualmente entraram no mesmo modismo cristão. Eles falam a mesma linguagem, cantam as mesmas músicas e fazem as mesmas orações que os chamados crentes fazem. Assim, satanás pintou tudo com a mistura da cor cristã com a cor que o mundo tanto gosta. Não há mais diferença e com isso satanás com fervor tenta fazer de tudo para que determinadas maldades se tornem como se fossem coisas normais na vida: “Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro” (Isaías 5:18).
        5.     O viver de vaidade dos gentios faz com que os crentes vejam os verdadeiros valores como vaidades e passe a perseguir esses valores. Qualquer tema hoje que trate de santidade de vida, afastamento do mundo e aplicar os princípios bíblicos no viver e na família é rejeitado abruptamente. Os ensinos das Escrituras vão abruptamente contra o sistema de vaidade deste mundo. O mundo está sempre mudando para pior. Vemos isso nos lares, pois tudo satanás tem feito para inverter os valores criados por Deus para o bem de um casal, dos filhos e assim trazer proteção à sociedade. Aos homens a ordem é que eles sustentem o lar, ame a esposa e que traga os ensinos à família, como verdadeiros sacerdotes. À mulher a ordem é que ela respeite o marido e lhe submeta. Mas a vaidade dos gentios tem colocado tremendos obstáculos contra essa prática santa e tão sadia. Com isso as mulheres têm saído posição que Deus lhes deu e entrado no ambiente perigosíssimo do mercado de trabalho deste mundo. Assim os filhos foram entregues para a terceirização da criação e trazido assim vidas carregadas de problemas e misérias, por causa de separação ou mesmo dos maus exemplos dos pais no ambiente familiar.
        6.     A vaidade faz a pessoa criar seu próprio sistema religioso com pensamentos humanistas, desprezando a Palavra e buscando apoio dos homens e até mesmo de Deus. Ao expor essa situação não posso me esquecer do povo de Israel, porque deixado entregue a si mesmo se ajuntou para criar seu sistema religioso como queria e estabelecer o deus conforme imaginava no coração. A vaidade dos gentios proclama o homem como o centro de tudo e que se há um Deus, esse Deus deve trabalhar para o homem. É exatamente o que está acontecendo em nossos dias. Pastores são como que coagidos a fazer o culto da carne, que agrade bem os que frequentam a igreja. As coisas antigas, os belos hinos, a pregação contra o pecado e a necessidade de arrependimento e conversão a Cristo, essas coisas são tidas como antigas e cheias de problemas.
        Encerro esta página mostrando o quanto o verso de Efésios deve ser levado a sério pelos crentes. Se não afastarmos de viver como vivem os gentios, certamente eles nos influenciarão. Se não houver um desejo santo em agradar a Deus, haverá um desejo maligno, poderoso para agradar satanás. Que fujamos disso, antes que venha a mão do Senhor para nos açoitar, ou mesmo para declarar que muitos nem crentes são, porque nunca se converteram.

Nenhum comentário: