quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ENFRENTANDO NOSSOS ADVERSÁRIOS (4)


                       
 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus” (Filipenses 1:28)
NÃO INTIMIDAREMOS SE CONHECERMOS NOSSO INIMIGO INVISIVEL.
         Precisamos conhecer nossos adversários, se é que desejamos servir ao Senhor na causa do evangelho. Precisamos conhecer os ardis do nosso arqui-inimigo em suas estratégias para derrubar os santos. Cuidemos porque se ele não nos derrubar com alguma mentira religiosa, poderá sim nos fazer cair moralmente. Satanás conhece as áreas frágeis de nossas vidas, porque quando estávamos ainda em Adão foi ele quem nos guiou no pecado. Ele não nos conhece em Cristo, mas conhece nossos pontos fracos da natureza carnal. Aquilo que era costume nosso quando vivíamos no pecado, poderá ser exatamente o lugar onde ele há de nos atingir. Assim como Noé betumou a arca para que a agua não entrasse, precisamos betumar os “buracos” de nossas vidas com a Palavra de Deus.
         Assim, precisamos como Paulo conhecer os ardis do inimigo. Satanás é muito mais esperto do que pensamos. O que importa para ele é a nossa queda, mesmo que seja através de algo que parece ser inocente aos nossos olhos. Muitos crentes não têm percepção espiritual para perceberem a queda, mas basta perceber o quanto estão levianos e arrogantes para perceber que a queda já aconteceu. Quais são os ardis de satanás contra os santos?
         1.      Ele quer afastar nossos pés dos cultos e usar de mentiras contra Deus. Ultimamente tenho visto muitos que afirmam que são crentes, salvos, mas que nada querem com uma igreja, onde podem servir ao Senhor e terem um pastor para guiar e orientar suas vidas. Visto que multiplicaram o número de organizações evangélicas, muitos escolhem qual tipo de igreja que satisfará suas exigências carnais. Para muitos jovens, eles querem uma igreja onde podem achar o namorado; outros querem a igreja onde têm seu estilo de culto preferido, com suas músicas que lhes agradam. Outros não querem compromisso de servir ao Senhor, por isso escolhem se vão na escola dominical, ou mesmo, no afã de dormir um pouco mais no domingo, preferem ir no culto da noite. Os cultos de oração alguns nem mesmo querem pensar. É lógico que muitos nem sequer conheceram o real significado de conversão, por isso nada têm do temor do Senhor.         
         2.      Nosso adversário faz com que fiquemos tão ocupados com coisas boas, porque assim, sem qualquer percepção espiritual, abandonaremos as coisas excelentes. Paulo orou pela igreja em Filipos, pedindo ao Senhor que eles pudessem discernir e escolher as coisas excelentes. O mundo está cheio de coisas boas, mas quando comparadas às coisas eternas, essas coisas boas se tornam perigosas. Para Josafá era certo unir-se com o rei Acabe, mesmo tendo em vista ajuda=lo espiritualmente. Mas a verdade é que a atitude daquele bondoso e pacífico rei trouxe terrível prejuízo para sua família, o que mais tarde foi visto após sua morte (2 Crônicas 21).
         Alguns crentes acham que estão fazendo grandes coisas porque estão trabalhando, ocupados em ganhar dinheiro, mas negando os cuidados espirituais com a família, com a igreja e outras atividades importantes. Percebo bem em nossos dias o quanto satanás tem ganhado terreno na vida de muitos que afirmam que são crentes. É tempo de profundo orgulho e de independência. Conforme acontecia nos dias dos juízes em Israel, cada um faz o que manda seu coração. Que situação tão grave! Assim não há combatentes pela causa santa; não há interesse para que o evangelho seja anunciado. Não há altruísmo entre os crentes e com isso a causa santa sofre e a igreja de Deus parece solitária e abandonada, como acontecia nos dias do profeta Isaías (1:8).

Nenhum comentário: