sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

ENFRENTANDO NOSSOS ADVERSÁRIOS (2)


                        
 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus” (Filipenses 1:28)
NÃO INTIMIDAREMOS SE CONHECERMOS NOSSO INIMIGO INVISIVEL.
         Minha esperança é que a introdução possa servir em preparar o coração de todos para o que vem a seguir. Não há dúvida que a maior parte dos crentes hoje ignora o conhecimento de satanás em suas funções. Para o famoso pai da mentira essa onda de ignorância é um grande triunfo, porque para ele os crentes perturbam e estragam seus objetivos. Ele habita na escuridão e ao manter-se tão disfarçado ele faz com que todos ignorem seus ardilosos planos. Não tem como conhecer nosso adversário sem que conheçamos a palavra de Deus.
         Até mesmo nas igrejas e nos cultos ele sabe bem como manipular as coisas, a fim de que a verdade a seu respeito não seja conhecida. Ultimamente muitos pensam que cultos animados, shows evangélicos e fortes emoções farão com que o inimigo fuja. Quanto engano! Ele não tem medo dessas coisas; a verdade sempre foi o terror para o inimigo. Percebemos que o ardil usado por ele contra Jesus no deserto foi o uso da palavra de Deus. Ele não chegou ao Senhor usando desânimo, ou mesmo incentivando a outra atividade fora daquilo para o qual foi chamado. Ele tomou a Palavra da verdade, aproveitou a fraqueza física do Senhor após quase quarenta dias sem comer, e assim tentou mexer com o orgulho. Satanás tentou usar a paixão da carne, dos olhos e da soberba da vida, assim como sempre usa o mundo em seus projetos de tentação.
         Enganados estamos se pensarmos que satanás parou. Aliás, o pecado nunca cessa suas atividades, nem nos anjos caídos nem nos homens. O pecado muda de estratégia. É assim com o anjo maligno, pois continua sua investida terrível contra os crentes no mundo inteiro. Se ele não consegue mata-los, então há de prover outros meios para derrubá-los da fé e manchar suas vidas. Nosso Senhor deixou bem claro a Pedro que satanás pediu para peneirar sua vida, como ocorreu naquela ocasião quando negou o Senhor três vezes. Não há como escapar dessas jogadas sujas e armadilhas letais postos em nosso caminho, a não ser que sejamos humildes e que avancemos na dependência de Deus e de Sua graça. A exortação mais famosa das escrituras, a fim de que o crente não caia veio do Senhor: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...”. Pedro adverte os santos em sua primeira carta: “Vigiai e sede sóbrios, porque o diabo vosso adversário anda em derredor...” (1 Pedro 5:8).
         Assim, apenas averiguando alguns versículos das Escrituras sagradas vemos o quanto em nosso viver aqui não podemos baixar a guarda. Qualquer ignorância nossa pode ser fatal à nossa fé. Digo isso especialmente àqueles que ousam entregar e santificar suas vidas para a causa do evangelho. Quando nos erguemos para essa causa tão grandiosa, eis que logo satanás ergue mais adversários no meio dos homens. Quando Moisés e Arão se ergue para mostrar a Faraó os sinais e maravilhas do Deus de Israel, eis que logo Faraó levanta seus magos, a fim de tentar imitar os servos do Senhor. Não há como travar satanás, senão com a verdade e mesmo assim ele deixará nossa presença por pouco tempo.
         Qualquer ignorância da nossa parte não será recebida como desculpa. Se os crentes recusam o conhecimento da palavra de Deus certamente hão de vacilar. Não importa se são cultos, simples, pobres ou ricos. Todos têm ouvidos para ouvir e boa parte dos crentes sabe ler. Temos uma jornada pela frente; temos uma mensagem a ser pregada e precisamos de um povo ativo e vigilante contra as astutas ciladas do diabo em nossos dias!

Nenhum comentário: