terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

DESCOBRINDO A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO (2)



“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1)
A FIDELIDADE DO DEUS SALVADOR “Eis que a mão do Senhor não está...”
         Na primeira página tentei introduzir o assunto e minha esperança é que meus leitores puderam, juntamente comigo perceber o quanto esse tema é de tamanha importância para nossos dias, quando vemos satanás a todo vapor tentando implantar na mente de todos, seu sistema “evangélico”, o qual caminha para o movimento ecumênico tão avassalador. É nosso dever assenhorearmos da linguagem tão ilustrativa, a fim de que possamos entender o que nosso Senhor quer nos ensinar. O que está acontecendo hoje é a mesma coisa que ocorreu nos dias de Isaías, por isso o texto nos fornece lições que abrirão nossos olhos.
         Quando diz: “Eis que a mão do Senhor...”, o que significa essa “mão” do Senhor? Ora, vemos o quanto essas expressões: “a mão do Senhor”, “o braço do Senhor”, são comumente vistas em Isaías. Entendemos que Deus está referindo aos Seus atos poderosos e salvadores no meio dos homens, declarando que não há qualquer possibilidade de que os homens possam ser libertados do pecado, a não ser que Deus mesmo venha em misericordiosa intervenção. Os leitores que amam a palavra de Deus perceberão em Isaías que a “mão” e “braço” do Senhor é uma referência à Pessoa do Filho de Deus, o Servo de Jeová que seria enviado para trazer justiça, paz e eterna salvação aos pecadores no mundo (Isaías 53).
         Sabemos com clareza que Deus é espírito e espírito não possui nada físico, como nós temos aqui. Mas Deus está falando com os homens, por isso Sua linguagem deve ser dirigida ao entendimento dos homens e não dos anjos. Mas o que Ele quer dizer é que um dia enviaria Seu Servo, e os homens veriam Nele o braço e a mão fortes do Senhor, trazendo salvação ao mundo. É uma referência à soberana atuação de Deus e que não há entre os homens qualquer braço ou mão para realizar a façanha feita na cruz pelo Filho de Deus. Como o homem ignora isso! Foi assim nos dias de Isaías, é assim também em nossos dias. Quando multiplicam a maldade, a mentira, a destruição, a apostasia, etc. parece que Deus perdeu Sua capacidade de agir; parece que os homens ficaram mais fortes e que Deus evita entrar na arena da batalha. Quando o mundo está, do jeito que vemos em nossos dias, parece que o braço do Senhor se secou, como ocorreu com o braço do rei Jeroboão (1Reis 13:6), e a mão está paralisada.
         Ó quanto precisamos nos resguardar desses perigos, com os quais satanás quer envolver nossas mentes e sentimentos! Se perdermos de vista os grandes feitos de Deus em operar salvação, certamente passaremos a confiar no homem e achar que Deus procura parceiros aqui, a fim de operar com Ele na obra salvadora. Não quero ser nem um pouco dramático, mas quando vemos o que ocorre em nossos dias, podemos perceber que satanás conseguiu sim tirar da igreja a mentalidade bíblica de um Deus que age em todos os detalhes soberanamente, a fim de tocar e sentir que há poder nos homens também. O esperto pai da mentira conseguiu essa façanha. Mas, o texto em Isaías deve fazer com que nossa atenção seja despertada, e que assim voltemos de coração ao Senhor.
         Quando confiamos no homem, significa que em nada confiamos em Deus. Na obra salvadora só há um Senhor, mas quando confiamos no homem é porque estamos servindo a outro senhor. Mas nosso Deus aparece para afirmar que Sua mão não está encolhida para que não possa salvar, e essa verdade deve achegar de forma magnífica aos nossos corações. Humildemente voltemos para Ele; inclinemos nosso coração perante o Senhor, reconhecendo nossa decepção por confiar no braço e na mão do homem, a invés de confiar inteiramente em Sua forte e poderosa mão.

Nenhum comentário: