terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

REINA O SENHOR (5)


                                      
“Reina o Senhor; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
O QUE ISSO SIGNIFICA.
        Significa também que, apesar da mentalidade deste mundo religiosamente enganador e enganado, nós os crentes devemos nos conscientizar, crescer e dinamizar nossa fé nesse tema tão crucial. O mundo sempre foi voltado ao humanismo, desde a entrada do pecado. Quando satanás tentou a mulher, toda tentação envolveu esse espírito de mentira, de que Deus foi cruel na criação e que cada ser humano pode ser um deus em particular. Aliás, a queda é essencialmente uma busca por uma divindade fora do verdadeiro Deus. Foi assim com Lúcifer, foi assim na queda e é mostrado isso em cada ser humano que entra neste mundo. Se quisermos escapar desse perigo sutil que tanto circula ao nosso derredor, como uma serpente constritora, é necessário que envolvamo-nos com o conhecimento do fato que Reina o Senhor. Se formos levados por nossa natureza pervertida, mundana, egoísta e carnal, certamente vigorarão as artes da maldade em nosso viver.
        Do que devemos nos conscientizar? Do fato que pertencemos a um Reino – o Reino do céu. Não podemos estar em dois reinos ao mesmo tempo. Não podemos amar e servir ao Senhor e ao mesmo tempo consagrar nosso ser ao sistema mentiroso e ilusório deste mundo. A conversão abre os olhos do homem para que ele veja essa diferença. Uma persistência de amor e serviço ao mundo, sem que nada de afeto e prazer pelo reino de Deus é sinal claro da ausência da graça no viver. Digo mais que essa percepção é pela fé. O que é a fé? Não hesito em afirmar que é o homem nascido de novo, o homem do coração que passa a ver o que jamais vira antes. A visão da fé é visão correta, porque o crente passa a ver o invisível; a glória de Deus e todas as maravilhas da tão grande salvação ocupam seu campo visual.
        É claro que ele vê o mundo, seu lugar de atividades aqui, suas devidas responsabilidades, etc. mas tudo é visto agora a partir da glória de Deus. É exatamente isso o que diz Romanos 3:23: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Mas quando acontece a salvação, eis que tudo muda, por isso: “...regozijamos na esperança da glória de Deus”. Notamos bem esse ensino em Israel, porque quando o povo foi tirado do Egito, era para que imediatamente pudessem ver que havia outro reino, uma liderança celestial, sólida, segura e santa estava à frente daquele povo. Antes o reinado estava sob a chefia de satanás através de Faraó, mas doravante tudo seria diferente. A fé visualizava aqui e os verdadeiros israelitas obedeciam de coração, mas os rebeldes sempre se voltavam contra a liderança do Senhor.
        Acima de tudo, nossa compreensão do reinado do Senhor deve nos humilhar. Acho admirável a postura de Davi no reinado dele. Que real diferença entre ele e Saul! Este era um político, pois queria, reinado, nome e fama para si e para sua família. Mostrou isso não obedecendo a Deus. Israel era o povo de Deus e os reis eram colocados por Aquele que reinava do céu sobre Seu povo. Por essa razão a obediência às ordens de Deus deveriam ser atendidas de coração. A ordem que veio para matar todos os amalequitas (1 Samuel 15) veio de Deus. Mas para Saul isso era inadmissível, por isso não obedeceu e foi rejeitado.
        No caso de Davi foi diferente, porque procurou reina como um servo; pode se humilhar e agir com justiça. Aquele pecado cometido contra Bate-Seba e Urias foi uma clara demonstração de que quando o crente cai em pecado ele está demonstrando que não aceita o Reino do Senhor. No caso de Davi os resultados foram avassaladores sobre sua vida, família e reinado. Que o Senhor use de compaixão com nossas pobres vidas enquanto aqui vivermos. Que tornemo-nos já servos e súditos daquele que reina sobre tudo e sobre todos.

Nenhum comentário: